Podem participar jovens a partir de 14 anos, que estejam matriculados no 8º ou 9º anos de escolas municipais de Tubarão e as vagas para a este ano já foram preenchidas.
Cento e vinte jovens de oito escolas da rede municipal e da Combemtu terão a oportunidade de construir um futuro profissional mais promissor. Os alunos integram a nova edição do Geração 2050, programa considerado grande instrumento de preparação para o mercado de trabalho e gerador de futuros empreendedores na área de tecnologia.
A edição 2021 do programa foi lançada na tarde de ontem na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva e, além dos jovens que participarão da qualificação, o evento contou com a presença de autoridades, educadores e representantes das empresas parceiras da área de tecnologia.
O programa iniciou em 2018, quando foram ofertadas 41 vagas e, na edição 2019, 100 alunos participaram do programa, uma iniciativa da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e Fundação Municipal de Educação, em parceria com o Senai, onde ocorrem as aulas.
Podem participar jovens a partir de 14 anos, que estejam matriculados no 8º ou 9º anos de escolas municipais de Tubarão e as vagas para a este ano já foram preenchidas.
O programa é um dos vértices do Tubarão 180º e, além de atuar como uma transição do Ensino Fundamental para o Médio, contribui para diminuir a evasão escolar e melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Influi diretamente na renda média, já que a área tecnológica paga melhores salários e ajuda a melhorar a qualidade de vida, suprindo ainda as inúmeras vagas existentes no mercado de trabalho e que não são preenchidas por falta de mão de obra especializada”, atesta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo.
Na fala que fez no evento, o prefeito Joares Ponticelli lembrou justamente da carência de profissionais qualificados para atuar na área de tecnologia. “Hoje há vagas sobrando nesta área, com salários muito bons e a tendência aqui em Tubarão é que esse número aumente, já que novas empresas estão se instalando no município e desejamos que estas vagas sejam ocupadas pelos tubaronenses. Com essa capacitação oferecida aos nossos jovens estamos alinhando a mão de obra ao perfil destas empresas e às exigências da área e, por isso, o aluno que souber aproveitar esta oportunidade tem grande chance de ter uma carreira bem-sucedida”, analisa.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, também ressaltou que a tecnologia vai ocupar cada vez mais espaço na vida das pessoas e o setor de TI é o que mais oferece oportunidades de emprego e renda. “É uma área que está em constante evolução, por isso, é preciso também acompanhar as inovações e aprimorar constantemente o conhecimento. O Geração 2050 é uma excelente porta aberta para o mercado de trabalho e nos sentimos muito satisfeitos por dar a estes jovens a chance de ingressarem em um segmento tão promissor”, avalia.