Fundada em 21 de maio de 1962, em julho de 2017, a unidade que pertencia ao Governo do Estado foi repassada ao município.
A comunidade do bairro São Bernardo já pode comemorar. A prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Educação, entregou ontem a estrutura revitalizada da antiga escola Professora Angélica Cabral.
Fundada em 21 de maio de 1962, em julho de 2017, a unidade que pertencia ao Governo do Estado foi repassada ao município. E, depois de vários anos fechada, a prefeitura conseguiu iniciar a reforma que consistiu na adaptação integral da funcionalidade da escola, que antes atendia crianças e adolescentes e agora terá como alvo o público infantil.
Cerca de R$ 500 mil foram investidos na reforma do espaço que conta com nove salas de aula, parque, banheiros, refeitório e outros espaços para crianças menores com características próprias para a faixa etária. A previsão é de cerca de 180 crianças, em período integral, possam ser atendidas no novo Centro de Educação Infantil da rede municipal.
Além de novo aspecto, a escola ganhou também um novo nome. A Lei nº 5.580, de 11 de novembro de 2011, de autoria do vereador Gelson Bento, denomina a unidade de Centro de Educação Infantil Dorivalda Bristot de Campos.
Na fala que fez durante ato de entrega para a comunidade, o prefeito Joares Ponticelli ressaltou a satisfação em finalizar tão importante obra. “O investimento em educação é o mais significativo e os recursos destinados para a educação infantil são ainda mais, pois esta é a principal fase do desenvolvimento de uma criança. Entregar obras como esta é o que mais me deixa emocionado, já que investir em educação é investir em gente”, frisou.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva destacou que o novo espaço próprio da prefeitura representa também economia para os cofres públicos. “Vamos receber nesta unidade alunos de três Centros de Educação Infantil que funcionavam em estruturas alugadas, o que gerava um custo mensal e uma despesa ao final do contrato, já que era necessário devolver o local da mesma forma que foi recebido”, justificou.
A diretora da unidade será a professora Fábia Barbosa Pedro, que fez uma fala emocionada: “Não é sempre que temos a oportunidade de vivenciar um momento tão feliz quanto este. Estamos realizando este sonho antigo e iniciando uma nova história, começando um novo ciclo que, certamente, terá um grande impacto na vida de nossa comunidade”, atestou.
Ao longo dos próximos, as dependências serão mobiliadas e a previsão é que o atendimento ocorra a partir do início do ano letivo de 2022.
História – A instituição foi fundada em 21 de maio de 1962 com o nome de Escola Isolada de São Bernardo. Em 1978, foi doado um terreno, para construir a nova unidade escolar, num local com vasta vegetação de eucaliptos. O terreno foi comprado pela prefeitura municipal e repassado ao governo estadual, para a construção das novas instalações físicas.
A estrutura da escola foi construída pelo governo estadual, em 1978. Em 2015, a escola foi fechada pelo governo do Estado e os alunos foram remanejados para outras instituições. Em julho de 2017, a escola foi cedida ao município e, agora, será transformada em um Centro de Educação Infantil (CEI).