O projeto "Patrimônio Cultural", criado a partir da plataforma Minecraft, visando o reconhecimento da importância das Baleias Francas.
A Escola Municipal de Educação Básica Comandante Moreira, localizada na Comunidade de Campo Verde, em Laguna, desenvolve trabalho pedagógico a partir de Metodologias Ativas de Aprendizagem. Nessa proposta, os alunos das turmas dos 6° e 7° anos apresentam o projeto "Patrimônio Cultural", criado a partir da plataforma Minecraft, visando o reconhecimento da importância das Baleias Francas no litoral catarinense e a valorização do Farol de Santa Marta.
‘’Uma atividade empolgante e envolvente que usou as habilidades dos alunos para compor um trabalho escolar, tornando a aprendizagem muito mais significativa”, ressalta a professora Elisiane.
Os trabalhos foram socializados e motivou outras turmas a fazerem algo semelhante, incentivou alunos e professores a diversificar metodologias de maneira a aprender os conteúdos de forma criativa e dinâmica. A proposta ainda apresentou aos alunos o desafio de produzir vídeos com refilmagens de trechos de filmes e/ou séries de suas preferências, tendo como foco principal a conversação e pronúncia da Língua Inglesa, colocando em prática a oralidade em língua estrangeira.
A produção do teatro musical foi adaptado pelos alunos do 8º e 9° ano para conscientização da Violência contra a mulher. A Diretora ainda destaca que “muitas habilidades reveladas, vimos que a oportunidade dada faz com que alunos demonstrem potenciais escondidos, possibilitando a manifestação individual e coletiva em prol de uma sociedade melhor.”
Professora Elisiane, que faz parte da Equipe Gestora da Escola Comandante Moreira, disse que “as formações propostas pela rede municipal vem cada vez mais motivar profissionais na busca por um ensino significativo, o que enriquece a escola e traz aos alunos motivação que os ajuda, liberta e ensina de forma prazerosa e reveladora.”