O projeto prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinense, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória de Anita Garibaldi, a Heroína dos Dois Mundos.
O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e a Fundação Lagunense de Cultura (FLC) divulgaram de maneira oficial, nesta sexta-feira, 19, a programação dos eventos que serão realizados na cidade de Laguna, terra natal de Anita Garibaldi, em comemoração ao bicentenário de nascimento da heroína. Os atos vão acontecer de março à dezembro de 2021. Todos os eventos vão ocorrer respeitando protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus. A programação está sujeita a alterações.
O roteiro do bicentenário na terra natal da heroína inclui eventos teatrais, como a Tomada de Laguna e o espetáculo Vida e Morte de Anita Garibaldi, o lançamento da pedra fundamental do monumento ‘A Retirada’ e outras apresentações culturais e musicais com evocação à memória da heroína.
“Esses eventos são frutos de um trabalho conjunto desenvolvido entre o CulturAnita e os entes culturais da cidade de Laguna”, explica o diretor do instituto, Adílcio Cadorin. “Preparamos a relação de eventos visando englobar o maior número de atrações culturais em torno da nossa heroína Anita Garibaldi”, completa a presidente da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), Vanere Almeida.
Essa programação vai ser enviada à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para inserção no calendário estadual, que deve ser divulgado oficialmente nos próximos dias. Além de Laguna, são esperados eventos em Florianópolis, Tubarão, Lages, Anita Garibaldi, Curitibanos, Imbituba e Garopaba.
Segundo o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes da Silva, também deverão acontecer eventos no Congresso Nacional, através de sessões solenes no Senado Federal e Câmara dos Deputados, conforme já solicitado pelo senador Espiridião Amin e pelos deputados federais Luiz Armando Schroeder (Coronel Armando), Ângela Amin e Carmen Zanotto.
Além disso, também vão ocorrer ações comemorativas por parte do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Academia Catarinense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Santur. “Todas essas manifestações demonstram a importância que Anita Garibaldi tem para toda Santa Catarina e também para o nosso país”, pontua Silva.
O projeto prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinense, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória de Anita Garibaldi, a Heroína dos Dois Mundos. Até o fim de 2021, a ideia é que sejam realizados eventos comemorando a memória da personagem histórica nascida em 1821.
A iniciativa decorre de um convênio internacional celebrado entre o Museu Renzi, de Borghi (Itália), que é representado por Andrea Antonioli e Gianpaulo Grilli e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) de Laguna (Brasil), representado por Leo Felipe Nunes e Adilcio Cadorin.
O híbrido-símbolo das comemorações, a rosa de Anita, foi criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli (morto em 2018), que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa. Na Itália, os direitos de reprodução da rosa estão com o Museu Renzi, que franqueou autorização para que o CulturAnita pudesse clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul.
Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil e adaptadas à realidade climática do país pelo botânico Leonardo Borges, de Laguna. Em agosto, foram iniciados os plantios das primeiras rosas geradas em Imbituba, Laguna e Tubarão.