Todas as apresentações serão no no Parque Ambiental Encantos do Sul. A programação começa a partir das 16h30min.
Depois de apresentar uma edição totalmente online, indicada ao Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria Difusão, o festival internacional de dança contemporânea Dança em Trânsito retorna às ruas e palcos do país ao mesmo tempo em que incorpora a programação virtual em um inédito formato híbrido. De norte a sul do Brasil, 25 cidades de dez estados estão envolvidas com residências, projetos formativos, mentorias e intercâmbios. A edição em Capivari de Baixo será no dia 18 de dezembro, com espetáculos de companhias brasileiras e uma uruguaia. As apresentações serão no Parque Ambiental Encantos do Sul. Tudo gratuito.
Dentre as atrações em Capivari de Baixo estão a Laso Cia de Dança, com a coreografia Risco do Asfalto; o Grupo Tápias (RJ), Cia associada ao festival dirigida por Flávia Tápias, que faz a estreia de sua nova coreografia, IMPREVISTO, onde o amor acontece, baseada no poema homônimo de Fernanda Estrella; o uruguaio Christian Moyano, com Pauza, uma reflexão sobre as questões da quarentena.
A programação do Dança em Trânsito 2021 começou virtualmente em março. Já as apresentações presenciais começaram em 6 de novembro. No total, o festival conta com espetáculos de 27 companhias do Brasil, Alemanha, Canadá, Espanha, França, Israel, México, Portugal, Suíça e Uruguai, transmissões de vídeos e residências de criação e oficinas gratuitas.
— Adiamos de julho para novembro as atividades presenciais do festival em função do calendário de vacinação nacional. Mas iniciamos de forma remota, em março, uma série de ações online e gratuitas envolvendo artistas nacionais e internacionais, com aulas de dança; formação de professores multiplicadores; mentoria para criação de turmas em centros culturais longe das metrópoles e manutenção para profissionais da dança e artes cênicas — explica Giselle Tápias, diretora artística e curadora do Dança em Trânsito.
A fim de minimizar os riscos para toda a equipe, a curadoria artística levou em consideração o número de integrantes das companhias a serem convidadas, os perfis de espetáculos e performances adaptáveis aos ambientes externos, assim como os deslocamentos de cada companhia. Alguns artistas e companhias do exterior estiveram envolvidos de forma remota, seja à frente das aulas de formação online ou através dos trabalhos exibidos em vídeo durante o festival.
O festival este ano já passou por Mangaratiba (RJ), 6/11; Rio de Janeiro (RJ), 8 a 14/11; Goiânia (GO), 15 e 16/11; Brasília (DF), 18 a 21/11; São Luís (MA), 25 e 26/11; Belém (PA), 28/11; Canaã dos Carajás (PA), 30/11; Belo Horizonte (MG), 3 e 4/12; Ipatinga (MG), 6/12; Coronel Fabriciano (MG), 7/12; Vitória (ES), 10/12; Vila Velha (ES), 11/12; Entre Rios do Sul (RS), 14/12; e termina em São Paulo (SP), no dia 19/12.
O 19º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério do Turismo e apresentado e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, Banco do Brasil, Engie e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Programação em Capivari de Baixo
Todas as apresentações em Capivari de Baixo serão no no Parque Ambiental Encantos do Sul. A programação começa a partir das 16h30, a montagem IMPREVISTO, onde o amor acontece, do Grupo Tápias. Na sequência, às 17h, o duo Anyel Aram e Nayane Fernandes apresenta Os Equilibristas. Às 17h45, é a vez da OKA Cia de Dança apresentar Mar de Dentro. A Laso Cia de Dança apresenta, no mesmo local, o espetáculo Risco do Asfalto. O encerramento será às 19h com Pauza, do uruguaio Christian Moyano, e com o espetáculo Memória de Brinquedo, da Curitiba Cia de Dança. Para fechar a noite, será apresentado o resultado das aulas de criação do Projeto Valia com jovens de Capivari de Baixo.
Projeto Valia, Residências e Oficinas: formação e multiplicação
Os projetos formativos, que fazem parte do DNA do festival, ganharam um novo viés este ano com o Projeto Valia, que promoveu a partir de março aulas online de mentoria em dança contemporânea voltadas para o aprofundamento profissional de professores de cidades com poucas oportunidades e distantes dos grandes centros. Os professores contemplados das cidades de Entre Rios do Sul (RS), Capivari de Baixo e Alto Bela Vista (SC) e Minaçu (GO) foram contratados para dar aulas com criação nos centros de cultura de suas cidades, entre julho e outubro, com mentoria e acompanhamento da coreógrafa Flávia Tápias. Como resultado do processo criativo nas aulas, os alunos se apresentam durante o Dança em Trânsito, ao lado dos artistas profissionais que realizarão seus espetáculos nessas cidades.
— É um projeto de geração de renda, que traz multiplicadores na área da dança. Dei aula para os professores dessas cidades todas as sextas, fazendo uma mentoria para prepará-los para as aulas que eles, por sua vez, dão às suas turmas — explica a coreógrafa Flávia Tápias, que coordena o projeto.
Dança em Trânsito
Criado em 2002, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos. Sua atuação abrange ainda residências artísticas, com oficinas de criação, e workshops, abrindo canais para novos talentos da dança, e a formação de plateias, estimulando o interesse pelas artes e pela dança.
O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea. Desde a sua criação, o Dança em Trânsito já apresentou mais de 90 companhias de 16 países em 18 cidades de nove estados brasileiros, para um público de mais de 48 mil pessoas.
Dança em Trânsito - 19ª edição
De 6 de novembro a 19 de dezembro de 2021
Programação completa e inscrições: www.dancaemtransito.com.br
Apresentação: Ministério do Turismo Apresentação e Patrocínio: Instituto Cultural Vale, Banco do Brasil, Engie e VW Caminhões e Ônibus
Direção geral: Giselle Tápias
Direção artística e curadoria geral: Giselle Tápias e Flávia Tápias
Produção: LIMENTO
Programação em Capivari de Baixo
Sábado, 18/12
Local: Parque Ambiental Encantos do Sul
16h30 - IMPREVISTO, onde o amor acontece, com o Grupo Tápias
17h - Os Equilibristas, com Anyel Aram e Nayane Fernandes 17h45 - Mar de Dentro, com a OKA Cia de Dança 18h - Risco do Asfalto, com a Laso Cia de Dança 19h - Pauza, com Christian Moyano (Uruguai) e Memória de Brinquedo, com a Curitiba Cia de Dança. Na sequência, apresentação do resultado das aulas de criação do Projeto Valia com jovens de Capivari de Baixo