O livro está dividido em sete capítulos, cada qual abordando a história de uma das homenageadas e reflexos nos setores que representam.
A segunda edição do livro “Santa Catarina - Estado Feminino” escrito pelo professor, ex-deputado e prefeito de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli, terá pré-lançamento nesta semana, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. A primeira edição da obra foi lançada no âmbito da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em janeiro de 2020, quando Ponticelli encerrou seu mandato como presidente da entidade.
O objetivo do livro, naquele momento, era fomentar duas preocupações que foram constantes nos debates promovidos ao longo da gestão na entidade e, por que não, em toda a vida política do autor: a crescente violência contra a mulher e sua pouca participação na política. O livro traça perfis de sete mulheres catarinenses, de nascimento ou adoção, que marcaram a história por seus princípios, lutas e conquistas. Está dividido em sete capítulos, cada qual abordando a história de uma das homenageadas e reflexos nos setores que representam.
O primeiro capítulo é intitulado “Santa Catarina” e é sobre Catarina de Alexandria. Nele é possível conhecer a história da Santa, como virou nome do nosso Estado e a visão de escritores e personalidades catarinenses que se dedicaram a estuda-la. Joares acrescenta nesse capítulo perfis de outras duas santas catarinenses: Santa Paulina e a beata Albertina Berkenbrock. “Guerreira Catarina” é o título do segundo capítulo, que aborda a vida da heroína Anita Garibaldi, trazendo dados sobre sua trajetória desde o nascimento em Morrinhos (hoje uma comunidade de Tubarão) até sua morte na Itália.
O terceiro capítulo é “Política Catarina” e trata da trajetória de Antonieta de Barros, primeira mulher eleita deputada em Santa Catarina. Neste capítulo o autor apresenta um balanço da trajetória da mulher na política catarinense, em todos os segmentos e níveis. “Fraterna Catarina” é o capítulo dedicado à doutora Zilda Arns Neumann, a médica sanitarista catarinense que criou a Pastoral da Criança no Brasil e viveu uma vida exemplar de solidariedade e ajuda aos necessitados. “Justa Catarina”, o quinto capítulo, é sobre a juíza Thereza Grisólia Tang, uma gaúcha que fez história em Santa Catarina no judiciário, sendo a primeira desembargadora e presidente de um Tribunal de Justiça.
“Bela Catarina” é o sexto capítulo e é dedicado a Vera Fischer, a eterna miss Santa Catarina, que fez sucesso por sua beleza e talento. Por fim, “Letrada Catarina”, o capítulo final, fala sobre Maura de Senna Pereira, a poetisa catarinense que foi a primeira mulher a fazer parte de uma Academia de Letras. A segunda edição da obra, que foi revisada e ampliada, traz uma novidade, um adendo que o autor denominou de “Antonietas de Tubarão”, com dados e informações sobre a participação feminina na política da “Cidade Azul”.
Para Joares Ponticelli, reunir em uma publicação as trajetórias de mulheres tão importantes, é uma forma, além de homenagear as citadas, de inspirar, motivar, encorajar e conclamar todas as mulheres, a lutas, como o enfrentamento à violência contra a mulher e a necessidade de sua maior participação na política. “Almejo que esse trabalho possa contribuir e inspirar para a urgente reflexão, sobre a necessidade de maior igualdade de direitos e oportunidades, entre homens e mulheres, que, mesmo com muitas histórias e vitórias, ainda está longe de ser a ideal”, define o autor. “Santa Catarina – Estado Feminino”, seria lançado em um evento presencial e festivo, que reuniria principalmente mulheres tubaronenses, que se identificam com a obra.
Porém, em virtude do agravamento da pandemia de coronavírus, o evento foi adiado. Joares fará um pré-lançamento do livro, quando participa, nesta segunda-feira (8), de uma sessão especial da Câmara Municipal, em homenagem ao Dia da Mulher, proposta pela vereadora Luciane Tokarski. O livro tem 232 páginas e é lançado pela Editora Copiart. A gestão do projeto é do relações públicas Ramires Linhares, o prefácio é assinado pela escritora Lélia Pereira Nunes e a apresentação desta edição é da vereadora Luciane Tokarski.
Parte dos exemplares será doada para bibliotecas públicas e a renda pela comercialização dos exemplares que forem à venda, será empregada em um projeto de capacitação de mulheres para a participação política e social. Em breve o livro estará disponível em livrarias da cidade.
Este é o quarto título lançado pelo escritor Joares Ponticelli, que, em parceria com o jornalista Jandyr Côrte Real, escreveu uma trilogia sobre a política na Ilha dos Açores e Ilha da Madeira e seus reflexos na sociedade e na política catarinense. As obras são: “Era uma vez, nos Açores” (2007), “A única saída: o Paraíso” (2008) e “Rumo: a Esperança” (2010). Em parceria com o relações públicas Ramires Linhares, mais uma obra deve ser lançada em breve, que trata da história do Aeroporto Municipal Anita Garibaldi de Tubarão.