Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Tubarão
31 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
15 °C
ENTRETENIMENTO

Joares Ponticelli lança livro que homenageia mulheres catarinenses

O livro está dividido em sete capítulos, cada qual abordando a história de uma das homenageadas e reflexos nos setores que representam.

Tubarão - SC, 08/03/2021 10h07 | Atualizada em 07/03/2021 22h09 | Por: Redação
O livro traça perfis de sete mulheres catarinenses, de nascimento ou adoção, que marcaram a história por seus princípios, lutas e conquistas. Foto: Ivan Alípio

A segunda edição do livro “Santa Catarina - Estado Feminino” escrito pelo professor, ex-deputado e prefeito de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli, terá pré-lançamento nesta semana, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. A primeira edição da obra foi lançada no âmbito da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em janeiro de 2020, quando Ponticelli encerrou seu mandato como presidente da entidade.

O objetivo do livro, naquele momento, era fomentar duas preocupações que foram constantes nos debates promovidos ao longo da gestão na entidade e, por que não, em toda a vida política do autor: a crescente violência contra a mulher e sua pouca participação na política. O livro traça perfis de sete mulheres catarinenses, de nascimento ou adoção, que marcaram a história por seus princípios, lutas e conquistas. Está dividido em sete capítulos, cada qual abordando a história de uma das homenageadas e reflexos nos setores que representam.

O primeiro capítulo é intitulado “Santa Catarina” e é sobre Catarina de Alexandria. Nele é possível conhecer a história da Santa, como virou nome do nosso Estado e a visão de escritores e personalidades catarinenses que se dedicaram a estuda-la. Joares acrescenta nesse capítulo perfis de outras duas santas catarinenses: Santa Paulina e a beata Albertina Berkenbrock. “Guerreira Catarina” é o título do segundo capítulo, que aborda a vida da heroína Anita Garibaldi, trazendo dados sobre sua trajetória desde o nascimento em Morrinhos (hoje uma comunidade de Tubarão) até sua morte na Itália.

O terceiro capítulo é “Política Catarina” e trata da trajetória de Antonieta de Barros, primeira mulher eleita deputada em Santa Catarina. Neste capítulo o autor apresenta um balanço da trajetória da mulher na política catarinense, em todos os segmentos e níveis. “Fraterna Catarina” é o capítulo dedicado à doutora Zilda Arns Neumann, a médica sanitarista catarinense que criou a Pastoral da Criança no Brasil e viveu uma vida exemplar de solidariedade e ajuda aos necessitados. “Justa Catarina”, o quinto capítulo, é sobre a juíza Thereza Grisólia Tang, uma gaúcha que fez história em Santa Catarina no judiciário, sendo a primeira desembargadora e presidente de um Tribunal de Justiça.

“Bela Catarina” é o sexto capítulo e é dedicado a Vera Fischer, a eterna miss Santa Catarina, que fez sucesso por sua beleza e talento. Por fim, “Letrada Catarina”, o capítulo final, fala sobre Maura de Senna Pereira, a poetisa catarinense que foi a primeira mulher a fazer parte de uma Academia de Letras. A segunda edição da obra, que foi revisada e ampliada, traz uma novidade, um adendo que o autor denominou de “Antonietas de Tubarão”, com dados e informações sobre a participação feminina na política da “Cidade Azul”.

Para Joares Ponticelli, reunir em uma publicação as trajetórias de mulheres tão importantes, é uma forma, além de homenagear as citadas, de inspirar, motivar, encorajar e conclamar todas as mulheres, a lutas, como o enfrentamento à violência contra a mulher e a necessidade de sua maior participação na política. “Almejo que esse trabalho possa contribuir e inspirar para a urgente reflexão, sobre a necessidade de maior igualdade de direitos e oportunidades, entre homens e mulheres, que, mesmo com muitas histórias e vitórias, ainda está longe de ser a ideal”, define o autor. “Santa Catarina – Estado Feminino”, seria lançado em um evento presencial e festivo, que reuniria principalmente mulheres tubaronenses, que se identificam com a obra.

Porém, em virtude do agravamento da pandemia de coronavírus, o evento foi adiado. Joares fará um pré-lançamento do livro, quando participa, nesta segunda-feira (8), de uma sessão especial da Câmara Municipal, em homenagem ao Dia da Mulher, proposta pela vereadora Luciane Tokarski. O livro tem 232 páginas e é lançado pela Editora Copiart. A gestão do projeto é do relações públicas Ramires Linhares, o prefácio é assinado pela escritora Lélia Pereira Nunes e a apresentação desta edição é da vereadora Luciane Tokarski.

Parte dos exemplares será doada para bibliotecas públicas e a renda pela comercialização dos exemplares que forem à venda, será empregada em um projeto de capacitação de mulheres para a participação política e social. Em breve o livro estará disponível em livrarias da cidade.

Este é o quarto título lançado pelo escritor Joares Ponticelli, que, em parceria com o jornalista Jandyr Côrte Real, escreveu uma trilogia sobre a política na Ilha dos Açores e Ilha da Madeira e seus reflexos na sociedade e na política catarinense. As obras são: “Era uma vez, nos Açores” (2007), “A única saída: o Paraíso” (2008) e “Rumo: a Esperança” (2010). Em parceria com o relações públicas Ramires Linhares, mais uma obra deve ser lançada em breve, que trata da história do Aeroporto Municipal Anita Garibaldi de Tubarão.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!