Projeto é uma homenagem ao artista, natural de Imbituba, que conquistou admiradores de sua obra internacionalmente, especialmente nos Açores, em Portugal.
O livro Jorge Coelho – Coração Açoriano registra a memória da vida e obra de Jorge Coelho, a partir de entrevistas e pesquisas, destacando sua importância para a cultura açoriana, no Brasil e em Portugal. A ideia surgiu do produtor cultural Célio de Oliveira da A.C.C Mariscāo da Zimba e Projeto Rota Açoriana, que procurou a escritora e jornalista Emanuelle Querino Alves de Aviz para contar a história das viagens de Jorge aos Açores, estreitando os laços entre as comunidades e valorizando a obra do músico.
O projeto foi realizado com o apoio da Prefeitura de Imbituba, OSPCI (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte), OGCult (Diretoria de Cultura), Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PROCULT nº 01/2020. O incentivo fiscal foi da empresa Fertisanta.
“Este trabalho é uma homenagem e uma ferramenta para divulgar a cultura açoriana e a história de um dos maiores músicos de Santa Catarina. A publicação vai fomentar o conhecimento e a preservação do patrimônio cultural imbitubense e sua projeção internacional. Admiradores e conterrâneos, sentimo-nos no dever de prestar esta homenagem”, afirma Célio de Oliveira.
Para a jornalista, realizar a obra foi uma grande responsabilidade. “Confesso que foi um verdadeiro desafio escrever sobre essa personalidade tão marcante da nossa cultura. Como escritora, minha responsabilidade torna-se ainda maior em publicar este livro à altura da arte que Jorge Coelho nos proporciona. Quando ele aceitou o convite para uma entrevista e marcamos a visita, me senti honrada em poder conhecê-lo e conversar sobre esta história de vida tão cheia de passagens curiosas, musicais e também do seu desafio pessoal ao conviver com o Parkinson”.
Além da entrevista com Jorge Coelho, também constam no livro as memórias de entrevistados brasileiros e portugueses, que compartilharam bons momentos vividos com Jorge, seja na música, vida pessoal e profissional, além da participação de familiares e amigos. No fim do livro, foram registradas mais de 50 letras de músicas compostas e gravadas pelo artista.
De acordo com a autora, o livro registra a grandeza do compositor que poetizou sua paixão pela cultura de Santa Catarina. “Sua personalidade e arte são tão grandes que arrebentam fronteiras. Nossa proposta, então, foi criar uma obra que seja um novo triângulo: nem das Bermudas, nem das bernunças (título do livro do músico), mas das ilhas Santana, Florianópolis e Açores, conectadas pelo canto de Jorge em seu Coração Açoriano”.
O evento de lançamento será no dia 10 de setembro, com a presença de Igor do Canto Perfeito, interpretando músicas do repertório de Jorge Coelho. Este primeiro lançamento será restrito a convidados devido a limitação do espaço. Em breve, novos eventos abertos ao público serão realizados e o livro poderá ser adquirido pelos interessados no valor de R$ 25,00.