O trabalho na obra intitulada "Cirurgia", consistiu na estabilização da pintura, tratamento de borda, troca do chassi e da moldura.
A obra “Cirurgia”, do pintor tubaronense, Willy Zumblick, passou por processo de conservação e restauro, realizado pela equipe técnica do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave. A obra é uma pintura óleo sobre tela, datada de 1982, com dimensões 79,5cm por 99,5cm, de patrimônio da SC Par Porto de Imbituba. O trabalho consistiu na estabilização da pintura, tratamento de borda, troca do chassi e da moldura por uma mais adequada. Todo o processo de restauração foi realizado de acordo com as orientações do parecer técnico do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (ATECOR).
Os procedimentos levaram trinta dias para serem concluídos e foram realizados no Laboratório de Conservação e Restauro (LACOR) do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, anexo ao Unibave. “A obra necessitava de uma intervenção pelo avançar do estado de degradação em seu suporte, principalmente no chassi”, comentou o conservador e restaurador, Idemar Ghizzo, que ainda teve o auxílio da também conservadora Valdirene Böger Dorigon.
O pintor
Relojoeiro e ótico, Willy Alfredo Zumblick, foi proprietário de estabelecimento do gênero, iniciado por seu pai Roberto Zumblick, em 1902, em Tubarão. Na parede do prédio ainda existe um marco descritivo afixado que registra o nível atingido pelas águas do Rio Tubarão na enchente de 1974. Autodidata, suas obras abordaram, em sua maioria, os aspectos históricos e sociais da gente de sua região. Zumblick foi membro honorário do Rotary Clube de Tubarão, agraciado com o título de um dos 100 rotarianos mais famosos.
Willy Zumblick morreu aos 94 anos de idade, e sofria de infecção pulmonar e ficou internado durante sete meses no Hospiatdl Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. Em 2001 foi eleito um dos 20 catarinenses que marcaram o Século 20. Já em 2009 diversas obras do pintor foram roubadas da residência onde morava. No dia 27 de maio de 2013 foram lançados três selos como parte das homenagens aos 100 anos de nascimento de Willy Zumblick.