Felipe Costa foi bicampeão da prova e sua esposa Luciane da Silva venceu a categoria feminina deste ano.
Sem dúvidas esta foi a prova mais emocionante dos últimos anos aqui na região. A segunda edição da Maratona de Tubarão novamente fez parte das comemorações de aniversário de 153 anos do município.
Debaixo de chuva, os atletas começaram a chegar na Arena Estener Soratto antes das 5h da manhã. Uma grande estrutura foi montada para recepcionar os corredores.
Às 6h da manhã foi dada a largada da prova. A produção do evento preparou uma cerimônia mística para a abertura. Músicas indígenas, luzes, fumaça, fizeram parte da solenidade. O auge da cerimônia foi a presença do cacique Tubá-nharô que fez um ritual com tambor e abençoou os atletas.
Os 42 km foram disputados nas modalidades individual masculino e feminino, além de dupla, quarteto e octeto masculino, feminino e misto. Após a prova principal foi realizada a prova da categoria kids.
Participaram da edição deste ano, mais de 700 atletas vindos de diversos estados, entre eles Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Brasília.
A maratona deste ano foi novamente aferida pela Federação Catarinense de Atletismo (FCA) e a prova possui índice técnico para poder competi em outras competições, como por exemplo, tradicional a Maratona de Boston. O trajeto da prova também foi planejado de forma especial e os atletas percorreram pontos turísticos da Cidade Azul.
O tubaronense Felipe Costa venceu novamente a prova nos 42K solo. Felipe foi bicampeão da prova com o tempo de 2 horas e 34 minutos, praticamente a mesma marca do ano passado. O atleta chegou emocionado e não segurou as lágrimas. “É muito especial pra mim correr essa prova na minha cidade. Minha mãe faria aniversário no dia 26 e com certeza estaria aqui pra me ver chegar”, disse Felipe emocionado. Minutos depois o atleta se emocionou novamente. Felipe estava na linha de chegada para ver sua esposa concluir e se consagrar a nova campeã da Maratona. Luciane da Silva venceu a prova com tempo de 3 horas e 8 minutos, superando a marca da campeã da primeira edição.
A segunda edição da Maratona de Tubarão é uma parceria entre município de Tubarão, Fundação Municipal de Esporte (FME) e o Clube de Corredores de Rua de Tubarão (Cortuba). A prova contou com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal.