O acesso para série A o time havia conquistado na 34º rodada quando venceu o clássico catarinense contra o Figueirense.
O campeonato não foi fácil e a última rodada do Brasileiro da série B, mostrou o equilíbrio das equipes. Uma combinação de números, entre mais vitórias, gols marcados e saldo de gols, poderia dar taça de campeão para o América mineiro ou a Chapecoense.
Disputado minuto a minuto as partidas iniciram no mesmo horário, porém com acréscimos e jogos diferentes o jogo entre América e Avaí terminou primeiro com a vitória de 2 x 1 para os mineiros, o que daria o título para Minas Gerais. Mas Chape também venceu. O jogo contra o Confiança foi de 3 a 1, na Arena Condá, e com o resultado o time catarinense ultrapassou o América, com mesmo número de pontos, 73, mas com um gol a mais de saldo, 21 para Chape e 20 para o América.
Com um gol aos 51 minutos do segunto tempo, marcado de pênalti, Anselmo Ramon marcou o gol do título sobre os olhares atentos da torcida e do time mineiro.
A partida foi equilibrada mas com a vontade de levantar a taça a Chapecoense foi para cima do Confiança e logo aos quatro minutos da primeira etapa o atacante Perotti marcou o primeiro gol. O Confiança ficou pressionado e equilibrou a partida. Já na segunda etapa, Reis deixou tudo igual na Arena Condá e fez o gol de empate.
Ciente do que precisava fazer a Chape voltou a pressionar e dominou o jogo, Anselmo Ramon marcou o segundo gol da Chapecoense aos 34 minutos. A pressão aumentou e o verdão do oeste não queria desistir. Então foi através de uma penalidade que Anselmo Ramon, aos 51 minutos decretou o fim da partida com o segundo gol dele e do título.
Com Chapecoense e América-MG, também estão na série A do Brasileirão, Cuiabá e Juventude. Os rebaixados para a série C, são Figueirense, Paraná, Botafogo-SP e Oeste.