Os conselheiros do Hercílio Luz aprovaram na noite desta terça-feira, 4, mais uma importante página na história do leão do sul.
Os conselheiros do Hercílio Luz aprovaram na noite desta terça-feira, 4, mais uma importante página na história do leão do sul: a transição do modelo de gestão para a Sociedade Anônima do Futebol, a SAF. A sigla refere-se a lei 14.193/2021, sancionada em agosto de 2021 pelo presidente Jair Bolsonaro, e traz a possibilidade do clube, antes constituído por associação, tornar-se uma sociedade anônima.
Recentemente, o Hercílio Luz firmou parceria com investidores para gestão-empresa do clube. No entanto, com a aprovação da SAF, é possível oficializar de forma mais concreta a sociedade e abrir oportunidade para novos investidores injetarem recursos no time colorado.
A maioria dos clubes brasileiros hoje são associações sem fins lucrativos. Adotando o sistema, o time passa os ativos (lucros) para a empresa, assim como os passivos (dívidas). Há uma separação do futebol em relação à parte social. O modelo possibilita diferentes formatos e vários tópicos precisam ser debatidos internamente pelos clubes antes de a mudança ser efetuada, como a porcentagem a ser negociada.
Os próximos passos do Hercílio Luz são a criação do estatuto SAF, através de uma comissão criada pelo conselho, e demais direcionamentos de trâmite legal.