Tigre Enfrenta o Botafogo (SP) com Chance de Acesso ao Brasileirão
Nove anos depois de cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Criciúma pode carimbar o retorno para a elite neste sábado, dia 18, quando encara o Botafogo (SP) no estádio Heriberto Hülse. A conta para o acesso é simples: vencer em casa e torcer para que Juventude ou Atlético Goianiense percam na rodada ou ainda que o Sport não vença o Vitória.
Restando seis pontos em disputa, o Tigre é segundo colocado na tabela, com 61 pontos, mesma pontuação de Juventude e Atlético Goianiense, terceiro e quarto na classificação. O quinto é o Sport, que tem 60 pontos. Por isso uma vitória carvoeira no sábado, combinada com a derrota de Ju e Goianiense ou empate do Sport, credencia o Criciúma para a Série A.
No mesmo horário
Também é importante para o torcedor este detalhe: todos os confrontos que interessam ao Criciúma na briga pelo acesso acontecem no mesmo horário, às 17 horas. O Juventude recebe a Ponte Preta no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Atlético Goianiense visita o Mirassol no interior de São Paulo. E o Sport encara o campeão Vitória em confronto no Barradão, em Salvador.
“Eu sempre falo antes dos jogos que o resultado a gente não pode controlar, não tem como, mas você pode controlar a tua vontade, a tua determinação e a concentração. Eu acho que é isso que eu tento passar de experiência. É deixar de lado a ansiedade. Se a gente chegou até aqui, foi nós que nos colocamos nesse momento, de estar vivendo isso. Independente do que vai ocorrer de resultado, a gente sabe da nossa força em casa, sabe que vai ser um jogo difícil, mas temos que manter a tranquilidade”, afirma o atacante Éder, que é um dos líderes do grupo e um dos destaques da Série B.
“O mais importante”
Em nove anos longe da Série A, o Criciúma nunca esteve tão perto do acesso como agora. E isto torna o sábado ainda mais especial, sobretudo para os torcedores, que se tornaram a marca do clube ao longo da campanha. Neste sábado, novamente a torcida deve comparecer em peso para a decisão, já que o clube possui 18 mil sócios e ainda disponibilizou 800 ingressos para a torcida carvoeira e outros 600 para os visitantes.
“É um jogo especial. Primeiro, porque a cidade está em clima de novo. Segundo, porque ninguém mais trabalha pensando na partida. Terceiro, porque é a chance de voltar para a Série A e coroar o grande trabalho do técnico Tencati à frente do clube. Estou muito ansioso, mas confiante no acesso”, afirma Mateus Mastella, narrador do Tabelando e fanático pelo Criciúma.
Neste sábado, Tencati vai completar 115 jogos no comando do Tigre. (Foto: Celso da Luz/Criciúma EC)
Matella lembra que ao longo da década, o Criciúma teve lampejos na segunda divisão, mas não conseguiu confirmar as campanhas, como em 2016, quando terminou em 8° e sete pontos atrás do G4, e em 2022, quando fechou a competição também na 8ª posição, só que com 56 pontos e seis atrás do 4ª colocado. A distância para a Elite foi ainda maior nos anos de 2020 e 2021, quando o Tigre jogou a Série C.
“São nove anos de agonia no Criciúma. Tirando alguns lampejos de 2016 e o segundo semestre de 2021 em diante, o resto foi um desastre. Digo em relação a competitividade dentro de campo, nem estou levando a questão administrativa. Por isso que o jogo deste sábado se torna ainda mais especial. É o momento que o torcedor espera. É tipo a saudade: quanto mais sente, na hora de “matar”, a alegria é maior. É o jogo mais importante dos últimos nove anos”, avalia.
Times escalados
O técnico do Criciúma, Claudio Tencati, terá o time quase completo para a decisão. A única ausência é o lateral-direito Jonathan que levou o terceiro cartão amarelo contra o Guarani e desfalca a equipe. A tendência é que Cristovam assuma a posição com Claudinho atuando avançado no corredor direito. Se isto se confirmar, o time vai a campo com Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Arilson, Claudinho e Fellipe Mateus; Eder e Hygor.
“Hoje eu acho que quem vai em campo, não importa se é os 11 mais utilizados ou quem está fora, todos sabem o que fazer porque chega num ponto que nós temos a certeza do que fazer. Todo mundo está pronto e sabe que o míster Tencati quer na fase de posse de bola e na fase sem a bola, a gente sabe o que fazer. Então, eu acho que nesse momento agora, nesses últimos dias aí, é mais foco e mais determinação”, avalia Éder.
Auxiliar no comando
O rival do Criciúma chega sem um objetivo concreto para os dois últimos jogos. O Botafogo é 12º, com 47 pontos, e não corre risco de rebaixamento, mas também não tem chance de acesso. Na última segunda-feira, o técnico Marcelo Chamusca acertou a saída antecipada para o Al Faisaly, da Arábia Saudita, e quem comandará a equipe diante do Criciúma é o auxiliar técnico do clube, José Leão.
A provável escalação do time de Ribeirão Preto tem Matheus Albino; Luis Felipe, Diogo Silva e Márcio Silva; Vidal, Carlos Manuel, Mantuan e Pedro Henrique; Guilherme Madruga, Toró e Osman.
Arbitragem
O confronto entre Criciúma e Botafogo (SP), pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, terá arbitragem de Yuri Elino Ferreira da Cruz, auxiliado por Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Lilian da Silva Fernandes Bruno, todos do Rio de Janeiro. O quarto árbitro será Edson da Silva, de Santa Catarina. O árbitro de vídeo (VAR) será Carlos Eduardo Nunes Braga, acompanhado de Andréa Izaura Maffra Marcelino, ambos do Rio de Janeiro.
Transmissão
O duelo deste sábado tem transmissão do Portal Engeplus, por meio da jornada esportiva Tabelando, a partir das 9 horas. Os detalhes da partida também poderão ser conferidos nas reportagens produzidas pela equipe de redação.
Ficha técnica para Criciúma x Botafogo (SP)
Competição: Campeonato Brasileiro da Série B, 37ª rodada.
Data: Sábado, dia 18 de novembro.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
Horário: 17 horas.
Arbitragem: Yuri Elino Ferreira da Cruz apita o jogo, auxiliado por Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Lilian da Silva Fernandes Bruno, todos do Rio de Janeiro. O quarto árbitro será Edson da Silva, de Santa Catarina. O árbitro de vídeo (VAR) será Carlos Eduardo Nunes Braga, acompanhado de Andréa Izaura Maffra Marcelino, ambos do Rio de Janeiro.
Criciúma: Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Arilson, Claudinho e Fellipe Mateus; Eder e Hygor.
Técnico: Claudio Tencati
Botafogo (SP): Matheus Albino; Luis Felipe, Diogo Silva e Márcio Silva; Vidal, Carlos Manuel, Mantuan e Pedro Henrique; Guilherme Madruga, Toró e Osman.
Técnico: José Leão