Eder e Fellipe Mateus são os protagonistas da conquista do Tigre, que vence o Botafogo-SP por 3 a 0 em jogo emocionante no Heriberto Hülse
O Criciúma está de volta à Série A do futebol brasileiro! O Tigre venceu o Botafogo-SP por 3 a 0 no estádio Heriberto Hülse, além de contar com outros resultados positivos na rodada, e carimbou o retorno à elite.
Só podia ser ele! Eder comemora o gol do Criciúma – Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C/ND
O Criciúma “amassou” o Botafogo-SP no primeiro tempo. No embalo de um Heriberto Hülse completamente lotado, o Tigre criou o suficiente para marcar de três a quatro gols, mas parou em tarde inspiradíssima do goleiro Matheus.
O arqueiro do Botafogo-SP salvou ao menos duas finalizações de Hygor, além de uma bicicleta de Walisson Maia. O centroavante do Tigre chegou a acertar o travessão em cabeçada.
Eder, no que pode ser o último jogo do camisa 23 no Heriberto Hülse, fez o gol do Criciúma no primeiro tempo – Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C/ND
Mas aos 35′ nem a atuação inspirada de Matheus foi o suficiente. Hygor foi lançado em velocidade, cortou o zagueiro e chutou, o goleiro chegou a defender, mas Eder, no rebote, colocou o Criciúma em vantagem.
Eder, no primeiro tempo, Fellipe Mateus e Felipe Vizeu, já na segunda etapa, fizeram os três gols da partida. Mais de 18 mil torcedores compareceram ao Majestoso.
Para se ter uma ideia do tamanho da superioridade da equipe catarinense, a primeira etapa termina com 14×1 em finalizações.
Desde o primeiro minuto da partida os torcedores do Criciúma também ficaram ligados em outros três jogos da rodada: Vitória x Sport, Mirassol x Atlético-GO e Juventude x Ponte Preta.
Afinal, a equipe catarinense precisava vencer, além de um dos três resultados para garantir o acesso já neste sábado: Sport não vencer o Vitória ou derrota do Atlético-GO para o Mirassol ou derrota do Juventude para a Ponte Preta.
E a torcida do Criciúma teve ao menos três bons motivos para comemorar no primeiro tempo. O Mirassol marcou duas vezes diante do Dragão, além disso, Vitória e Sport não saíram do 0 a 0.
A torcida do Criciúma voltou a comemorar logo no início do segundo tempo, mas não foi por um gol do Tigre, mas sim do Mirassol. Zé Roberto, de pênalti, fazia o terceiro sobre o Atlético-GO, “liquidando” a fatura.
Além disso, o Vitória também abria o placar em cima do Sport com golaço de Osvaldo.
Com isso, a equipe catarinense precisaria apenas “fazer sua parte” para voltar à elite.
Criciúma x Botafogo-SP – 37ª rodada da Série B – Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C/ND
Ainda que com o resultado positivo, o ritmo do Tigre caiu na segunda etapa e o clima de tensão era flagrante nas arquibancadas do Majestoso, afinal, um gol do Botafogo-SP poderia “adiar” o acesso.
Além disso, a equipe catarinense pecava nas chances de contra-ataque para matar o jogo. Hygor chegou a perder nova chance cara a cara com Matheus.
E para tranquilizar de vez o torcedor e carimbar o acesso, outro destaque do Tigre na Série B entrou em cena. Fellipe Mateus cobrou falta no capricho para matar o jogo e “pegar o avião” rumo à Série A.
E ainda teve tempo de mais um para fechar a festa. Aos 48′, Helder cruzou e Felipe Vizeu fez o terceiro.
O Criciúma fecha a competição no próximo sábado (25), quando visita o Novorizontino. No mesmo dia, o Botafogo-SP recebe o Londrina.
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Cristovam), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Arilson e Fellipe Mateus (Helder); Fabinho (João Carlos), Eder (Felipe Vizeu) e Hygor (Marquinhos Gabriel). Técnico: Cláudio Tencati
BOTAFOGO-SP: Matheus; Ericson (Vidal), Diogo Silva, Márcio e Luís Felipe; Tárik (Carlos Manuel), Guilherme Madruga, Lucas Cardoso, Osman (Ivonei) e Toró (Edson Carioca); Guilherme Mantuan (William). Técnico: José Leão
Gols: Eder (CRI/35’1T), Fellipe Mateus (CRI/35’2T) e Felipe Vizeu (CRI/48’2T)
Cartões amarelos: Claudinho, Felipe Vizeu (CRI); Carlos Manuel (BOT)
Público e renda: 18.673 torcedores para uma renda de R$ 414.600
Local: estádio Heriberto Hülse, em Criciúma