“Nazaré Brasileira” pode ter superado marca histórica; resultado oficial será divulgado nos próximos dias
A Laje da Jagua, famosa como a "Nazaré Brasileira", em Jaguaruna (SC), pode ter marcado um novo capítulo na história do surfe nacional. Segundo estimativas, ondas que ultrapassaram 15 metros de altura foram registradas no local e podem estabelecer o novo recorde brasileiro.
O episódio ocorreu no dia 30 de julho, durante a passagem de um ciclone extratropical próximo ao litoral catarinense. Nesse dia, os renomados surfistas Lucas Chumbo e Marco Polo desafiaram o mar extremo da região.
De acordo com Thiago Jacaré, idealizador da Big Waves Brasil (BWB) e coordenador nacional de Surf de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), as medições preliminares indicam que as ondas podem ter superado os 15 metros.
O atual recorde brasileiro, também registrado na Laje da Jagua, é de 14 metros. Para confirmar a quebra da marca, o oceanógrafo Douglas Nemes fará uma análise técnica detalhada, a pedido da BWB. O resultado oficial deve ser divulgado nos próximos dias.
#LajedaJagua#NazaréBrasileira#SurfdeOndasGrandes#RecordeBrasileiro#Jaguaruna#LucasChumbo#MarcoPolo#ThiagoJacare#BWB#CBSurf#OndaGigante