A abertura do Ranking Brasileiro de skate no ano de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio este ano contou com as feras do esporte nacional
O mau tempo bem que tentou atrapalhar o cronograma do STU Nacional, em Criciúma, mas depois de algumas alterações da organização os treinos oficiais começaram após às 18h, na última quinta-feira, e as mulheres foram as primeiras a entrarem na pista. Entre as atletas da modalidade Park, Camila Borges, Victoria Bassi, Ana Julia, Dora Varela e Deise Reis conseguiram colocar as manobras em prática.
Já entre os atletas que disputam as categorias Street e Park no masculino, os treinos oficiais aconteceram após uma nova chuva. Antes de conseguir entrar na pista, o paulista de Carapicuíba, Mateus Hiroshi estava empolgado para conseguir treinar. “Espero que a gente consiga treinar um pouco e que o campeonato prossiga normalmente, sem chuva. Eu cheguei aqui na terça e assim como outros atletas não consegui andar na pista ainda, mas é o que temos e temos que encara a competição assim mesmo”, explica Hiroshi.
Homologado pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate) e pela World Skate, o STU National é viabilizado pela Prefeitura de Criciúma através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, com patrocínio da TNT Energy Drink, além da parceria com a New Era, Drop Dead, EOM Brasil (Escuela de Osteopatida de Madrid) e Aktion Paz. O evento é realizado em parceria com o Verão Espetacular, da TV Globo, que conta com os patrocínios da Rexona Clinical, Piracanjuba, Dorflex e Nissan. A idealização e realização são da Rio de Negócios.
O evento foi válido para o ranqueamento dos skatistas brasileiros na segunda janela de pontuação da corrida olímpica e contou com transmissão ao vivo para todo o Brasil na TV Globo, no programa dominical Esporte Espetacular, e também do Sportv. O público acompanhou a competição na internet pelo STU Channel, o canal oficial da Plataforma STU.
No feminino Dora Varella confirmou seu favoritismo e conquistou o título do STU de Criciúma. A skatista, uma das principais apostas do Brasil para as Olimpíadas de Tóquio, neste ano, dominou a final com as melhores voltas do dia. Erica Leguizamon ficou com o segundo lugar.
Veja o resultado fina:
1ª Dora Varella - 63,33
2ª Erica Leguizamon - 55,5
3ª Isadora Pacheco - 52,67
4ª Raicca Ventura - 47
5ª Camila Borges - 45
6ª Victoria Bassi - 39,83
7ªMaitê Demantova - 36,33
8ª Emily Antunes - 10
Já no masculino Pedro Barros deu um show de manobras em sua segunda volta e se sagrou campeão da primeira etapa no calendário 2021, competição de Skate Park que vale pontuação na classificação para as Olimpíadas de Tóquio. Melhor brasileiro no ranking mundial, Luiz Francisco Mariano atuou lesionado e caiu em todas as voltas, terminando apenas em 7º lugar.
Confira a classificação:
1º - Pedro Barros - 86.67
2º - Augusto Akio (Japinha) - 83.17
3º - Pedro Quintas - 80
4º - Vinicius Barbosa - 79
5º - João Victor Silva - 77
6º - Luigi Cini - 75.67
7º - Luiz Francisco Mariano - 75.33
8º - Murilo Peres - 30