Defesa Civil emite aviso para a região costeira, com previsão de ventos de até 100 km/h e ondas de até 4,5 metros
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta crucial nesta terça-feira, dia 11, informando sobre a formação iminente de um ciclone extratropical que trará ventos intensos ao estado, principalmente na faixa litorânea que se estende da Grande Florianópolis até a região Sul. O aviso é válido entre as 9 horas de quarta-feira, dia 12, e 23h59 de quinta-feira, dia 13.
Nas áreas mais impactadas, espera-se ventos que podem atingir até 50 quilômetros por hora (km/h), com rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h. Nas demais regiões do estado, a média dos ventos será entre 20 e 40 km/h, com rajadas de até 50 km/h. A Defesa Civil ressalta que "durante a madrugada e ao longo da quinta-feira, dia 13, os ventos se intensificarão nos planaltos e no litoral do estado". Além disso, o ciclone causará ressaca no mar do Litoral Sul, com previsão de ondas que podem ultrapassar 3 metros de altura, atingindo picos entre 3,5m e 4,5m. Na região da Grande Florianópolis, as ondas variarão entre 2,5m e 3m. A Defesa Civil classifica o risco como moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.
Em Criciúma, a previsão do tempo indica chuva ao longo de toda a terça-feira, com temperatura mínima de 15°C e máxima de 16°C. A chuva deverá persistir na quarta-feira, com temperaturas variando entre 15°C e 17°C, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC).
#CicloneExtratropical #AlertaVermelho #VentoIntenso #Ressaca #SantaCatarina