Chuvas Intensas e Possíveis Deslizamentos Colocam o Estado em Estado de Alerta; Moradores Orientados a Tomar Precauções Imediatas
A chuva retornou à Santa Catarina e causou temporais no Grande Oeste na madrugada desta quinta-feira (12), além de chuva volumosa entre os Planaltos e o Litoral. A informação é da Defesa Civil, que alerta para uma quinta chuvosa, com risco muito alto para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações no Estado.
“A tendência é que os temporais deem espaço à chuva persistente nas próximas horas em todas as regiões, que deve ocorrer de forma mais intensa no início desta manhã entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado”, informa a meteorologista da Defesa Civil, Elen Pelissaro.
Elen explica que o retorno da chuva é causado pela passagem de uma frente fria, que provoca instabilidade em todo o Estado.
Os especialistas alertavam para chuva volumosa entre quarta (11) e está quinta em Santa Catarina. O alerta da Defesa Civil e da Epagri Ciram apontava para acumulados entre 70 a 100 mm nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, em todo o Vale do Itajaí e regiões litorâneas, com chance de ter pontuais acima de 100 mm.
Conforme a meteorologista, em um período de 3h, já choveu 26 mm em São Francisco do Sul, 25 mm em Monte Castelo e 21 mm em São Miguel do Oeste. Os dados foram informados, por volta das 4h25, desta quinta.
O tempo começa mudar na sexta-feira (13), com a chuva perdendo a força em Santa Catarina. Apesar disso, municípios entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense, ainda devem registrar chuva fraca. Já no Grande Oeste a previsão é de tempo nublado.
A Defesa Civil explica que a alteração é causado por uma área de alta pressão, que trará umidade do oceano em direção à costa.
Apesar da melhora gradual no tempo, os riscos seguem alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações, devido ao acúmulo de água no solo. O sábado (14) deve ter tempo firme em maior parte de Santa Catarina, com chuva fraca em municípios do Norte catarinense.
A sexta-feira e o sábado devem registrar uma queda nas temperaturas, quando comparado aos dias anteriores. Conforme a Defesa Civil, no amanhecer dos dois dias são esperadas mínimas abaixo de 5°C, na Serra catarinense.
Já no Grande Oeste e Planalto Norte as mínimas devem variar entre 9°C e 12°C.
A máxima não deve passar dos 25°C no sábado a tarde. A temperatura mais alta deve ser registrada em municípios do Oeste.