Sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Tubarão
23 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
12 °C
GERAL

Ambev, Brasil ao Cubo e a startup Prronto criam oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social no Ceará

Empresas somam forças, por meio de curso profissionalizante, que possibilitará a essas mulheres já saírem com contrato de trabalho, para atuar em obras executadas pela Brasil ao Cubo no Centro de Distribuição da Ambev em Aquiraz/CE

Tubarão - SC, 06/04/2022 15h33 | Por: Redação

Durante o mês de abril, 25 mulheres em situação de vulnerabilidade social terão a oportunidade de trilhar novos caminhos profissionais e aumentar a renda familiar, por meio de uma ação social promovida entre a Ambev, Brasil ao Cubo e a Prronto. Ministradas por tutores da startup, as aulas iniciaram no dia 04 e seguem até 28 de abril, de segunda a sexta-feira, em Aquiraz, no Ceará. Com foco em atividades práticas, elas vão aprender tudo sobre aplicação de revestimentos cerâmicos, preparação de argamassas, rejuntes e aplicação de pinturas.

Além da ementa técnica, o escopo do projeto inclui, também, conteúdos sobre empreendedorismo, protagonismo feminino, segurança na indústria e acompanhamento com mentores durante o curso. “O conteúdo foi desenvolvido para transformar a realidade dessas mulheres e oportunizar que elas estejam preparadas para o mercado, e  confiança de que possam trilhar um caminho onde gerem renda a partir do que aprenderam durante o curso.” aponta a especialista de projetos civis da Ambev, Eloisa Fernanda Machado Fregatto.
 
Ao final do trabalho, elas receberão um certificado de conclusão e serão abertas algumas vagas às participantes na obra executada pela Brasil ao Cubo, na unidade da Ambev em Aquiraz/CE. “Para viabilizar o projeto disponibilizamos essas vagas às alunas, que durante o curso terão acesso a um escopo da obra com monitoramento de profissionais experientes, a fim de auxiliar no aprendizado, possibilitando atuar na prática.” afirma o gerente administrativo da construtech, Douglas Saul Garcia.

Cássia Fernandes, gestora de projetos para contato com mulheres em vulnerabilidade social e sócia-proprietária da Prronto, ainda expõe: “Somos uma empresa de capacitação de mulheres, com o objetivo de que elas entendam o seu valor e que possam estar no mercado de trabalho. Promover ações como esta é fomentar que essas mulheres mudem de vida, por meio da construção civil.”

Novas oportunidades para ampliar a renda familiar

A Prronto é uma startup voltada à capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social para a Indústria da Construção Civil. Segundo Wildie Jorge, engenheira civil, fundadora e diretora executiva da Prronto, a ideia do projeto surgiu da percepção de que hoje muitas mulheres são independentes e moram sozinhas. E o gatilho foi “aliar a necessidade de quem precisa dos serviços, não sabe como fazer e pode pagar, àquelas mulheres que precisam ter uma renda e desejam aprender uma profissão, porque são arrimo de família”.

Patrícia Marcelino, ex-aluna de um curso presencial oferecido pela Prronto, antes da pandemia, em 2018, no Alto do Vera Cruz/MG, fala sobre a experiência que mudou sua vida: “Vi no curso uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho e completar a renda da minha família. Já não existe mais esse tabu de que há trabalho de mulher e homem. Ambos podem realizar as tarefas com o mesmo profissionalismo. Estou muito satisfeita com o curso e feliz de poder exercer as atividades”.

"A gente mora aqui e não tem acesso a muita coisa, nós pensamos que não somos capazes de muito, mas a partir dessa oportunidade que a Prronto nos deu, eu vi que posso ir além." diz a ex-aluna da Prronto, Giovana da Silva Estevam, e moradora do bairro Aglomerado da Serra em Belo Horizonte/MG, em depoimento disponível no site da startup.

Educação faz parte da cultura organizacional
Focada em levar soluções construtivas ágeis para os canteiros de obras, a Brasil ao Cubo acredita que ações de responsabilidade social, como esta, são formas de levar mais conhecimento às comunidades que vivem em regiões próximas às obras.
 
“Dentro da empresa já implementamos a cultura da educação por meio de iniciativas, treinamentos e ações de imersão com os profissionais. Com esse projeto, proporcionamos mais conhecimento e oportunidade de trabalho às pessoas da região. Para nós, é muito gratificante, pois reflete no legado que queremos deixar ao gerar valor à sociedade”, explica o fundador da Brasil ao Cubo, Ricardo Mateus.

Para a Ambev, estimular o crescimento dessas mulheres é motivo de celebração. “Juntos nos tornamos mais fortes e vamos ainda mais longe. Trabalhamos interna e externamente, com parceiros, sempre alinhados ao nosso propósito de gerar impacto positivo para a sociedade e, quando abrimos oportunidades como estas, incentivando o aprendizado e permitindo novos postos de trabalho, contribuímos também para o desenvolvimento do Brasil”, aponta a especialista de projetos civis da Ambev, Eloisa Fernanda Machado Fregatto.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!