Bombeiros foram acionados na sexta-feira (18) para auxiliar com as operações
Nove bombeiros militares do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) estão a caminho de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para auxiliar as demais equipes militares no socorro e resgate das vítimas atingidas pelas fortes chuvas na região durante a última semana.
Os militares partiram neste sábado (9). A equipe é composta por agentes de Xanxerê, Blumenau, Curitibanos, Itajaí, Florianópolis, Canoinhas e Lages. Todos eles possuem o Curso de Bombeiros Cinotécnicos, ou seja, estão aptos para busca, salvamento e resgate com cães.
Os binômios, como são chamadas as duplas de bombeiro militar e cão de busca, são certificados para este tipo de atuação. Três dos binômios que estão nesta equipe atuaram na tragédia de Brumadinho.
O comando desta operação ficará a cargo do Capitão Alan Delei Cielusinky, que faz parte da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, que já foi um binômio e atuou tanto em Mariana, quanto na equipe da Força Nacional dos jogos Olímpicos Rio 2016.
Os bombeiros foram divididos em dois aviões do Batalhão de Operações Aéreas e o primeiro grupo já está no Estado Fluminense, em deslocamento para Petrópolis. A primeira aeronave, Arcanjo 06, partiu de Florianópolis às 9h e a segunda, Arcanjo 02, deve sair no começo da tarde.
Militares do CBMSC em Petrópolis nesta primeira equipe:
Binômios chamam atenção pelo desempenho em ocorrências como a de Petrópolis - André Vieiro/NDTV
33
Binômios chamam atenção pelo desempenho em ocorrências como a de Petrópolis - André Vieiro/NDTV