Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
14 °C
GERAL

Câmara aprova pena de até 4 anos para aliciamento de menores na internet

Medida altera o ECA, amplia alcance para crimes contra adolescentes e reforça proteção digital infantil

Brasília - DF, 13/08/2025 18h18 | Atualizada em 14/08/2025 09h02 | Por: Redação | Fonte: ND MAIS
Comissão da Câmara aprova aumento de pena para o aliciamento de crianças e adolescentes por meio da internet – Foto: Câmara dos Deputados/ND

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), um projeto de lei que endurece a punição para o crime de aliciamento de crianças e adolescentes pela internet, seja por aplicativos ou redes sociais. A pena, que hoje é de 1 a 3 anos de reclusão e multa, passará a variar entre 1 ano e 4 meses e 4 anos, também com multa, caso a proposta seja aprovada no Plenário.

A mudança altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e foi incorporada a partir de um substitutivo que amplia o alcance da lei, incluindo não apenas crianças, mas também adolescentes entre as vítimas. A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), defendeu a aprovação afirmando que o texto “chega em boa hora”, citando a repercussão do vídeo recente do youtuber Felca, que expôs casos de sexualização infantil nas redes sociais.

O projeto original, de autoria da ex-deputada Shéridan (RR), foi apresentado há mais de seis anos e já alertava para os riscos do uso criminoso das plataformas digitais.

Como próximos passos, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou a criação de um grupo para formular novas propostas de proteção infantil online e agendou para o dia 20 uma comissão geral sobre o tema. Já o presidente da CCJ, deputado Paulo Azi (União-BA), pediu que os parlamentares priorizem projetos que combatam a “adultização” de crianças e adolescentes, com previsão de votação na próxima terça-feira (19).

 

#CamaraDosDeputados#CCJ#ECA#AliciamentoDeMenores#ProtecaoInfantil#InternetSegura#Lei#ProjetoDeLei#Justica#SegurancaDigital

 


 

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!