A compostagem é uma técnica que transforma os restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc.) em adubo.
Seguindo um dos eixos programados na Campanha Cidade Limpa, ontem, após encontro de representantes de duas secretarias municipais, a vice-prefeita Márcia Roberg Cargnin e profissionais de três empresas credenciadas, além da equipe do Departamento do Meio Ambiente, foram definidos os detalhes para que de Capivari de Baixo possa se tornar o pioneiro, na região, em realizar a compostagem dos resíduos recolhidos em mutirões e pela frente de trabalho atuante no dia a dia da cidade.
O processo é complexo e requer trabalho em equipe desde a limpeza de canteiros centrais, praças e calçadas, até a o processamento do material, como folhas secas, podas e cascas de árvores, restos de alimentos, dentre outros.
A cada mutirão feito na cidade, por exemplo, cerca de 35 toneladas de resíduos são recolhidas, além de aproximadamente meia tonelada/mês na conservação urbana, fora o material retirado das podas e cortes de árvores.
“Demos mais um passo importante na destinação correta de resíduos. Foi um passo importante de Capivari de Baixo”, observa Márcia, que representou o chefe do Executivo na reunião. O prefeito Dr. Vicente Corrêa Costa está com agenda na capital federal entre esta terça (9) e quinta-feira (11).
Os secretários de Obras, Viação, Trânsito e Meio Ambiente, Adam Dutra Machado; e o de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural, Phelipe Schmoeller Felipe, participaram do encontro, que contou ainda com representantes das empresas Sanitary (limpeza, mutirões e recolhimento), Higienelar (armazenamento e transporte) e Composul (compostagem).
Diferença entre compostagem e reciclagem
A compostagem é uma técnica que transforma os restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc.) em adubo. Já a reciclagem é ideal para os outros tipos de resíduos e resulta no reaproveitamento das sobras.
A compostagem também é conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.