Segundo a Defesa Civil, há risco de temporais para esta segunda-feira (8); o órgão também alerta para a formação de um ciclone extratropical que deve atingir o Estado
O início desta semana começa com alerta para Santa Catarina, que deve ter registro de temporais, passagem de ciclone e risco de deslizamentos devido a chuva intensa que deve atingir o Estado. De acordo com a Defesa Civil, áreas de instabilidade provocam chuva no território catarinense e risco de temporais isolados, a partir da tarde e noite desta segunda-feira (8).
O alerta é principalmente para os municípios localizados entre o Extremo-Oeste ao Planalto Norte- que estão em observação e apresentam risco moderado para ocorrências relacionadas a temporais, rajadas de vento e queda de granizo.
Mapa aponta regiões com maior risco de temporais isolados em Santa Catarina nesta segunda-feira (8) – Foto: Defesa Civil
A instabilidade, segundo explica o órgão, é devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão próximo ao Litoral.
A temperatura máxima para essa segunda-feira é de 21°C, que deve ser registrada do Extremo Oeste ao Litoral Norte. No Planalto Sul devem ficar nos 17°C e nas demais regiões variam de 15°a 18°C.
Alerta de ciclone
A passagem de um ciclone extratropical, que atinge Santa Catarina nesta semana, provoca chuva volumosa, com risco alto para deslizamentos, enxurradas e inundações, entre a madrugada de terça-feira e a noite de quarta-feira (9 e 10).
A Defesa Civil informou que são esperados acumulados entre 100 e 200 mm em municípios da Grande Florianópolis, Médio Vale, parte do Planalto Sul e Norte e Litoral Sul. O valor pode ser ainda maior em municípios localizados nas regiões do Litoral Norte e Sul, que estão em alerta vermelho.
Regiões que estão em vermelho no mapa possuem risco alto para ocorrências relacionadas a chuva, como deslizamentos e inundações – Foto: Defesa Civil
“O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é muito alto nas áreas em vermelho, alto nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa”, explica a Defesa Civil
As rajadas de vento podem se aproximar de 100 km/h, no litoral e áreas próximas, entre terça e quarta-feira, o que aumenta o risco para ocorrências relacionadas ao vento.
Orientações
Devido aos risco de temporais, deslizamentos e de inundações, a Defesa Civil faz orientações à população:
Em casos de temporais:
Em caso de alagamento e inundações:
Fique atento aos sinas que podem indicar deslizamento de terra:
Temperatura
Na terça-feira a temperatura mínima deve ser registrada na Serra catarinense, onde devem variar de 7° a 10 ºC. A máxima não deve passar dos 16°C no Estado.
Já na quarta-feira a máxima deve ser de 8°C nos Planaltos e no Meio-Oeste e de 12°C no Oeste. Nas demais regiões a máxima deve ficar nos 15°C.