Quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Tubarão
21 °C
13 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
13 °C
GERAL

Ciclone, risco de temporais e deslizamentos: confira a previsão do tempo para SC

Segundo a Defesa Civil, há risco de temporais para esta segunda-feira (8); o órgão também alerta para a formação de um ciclone extratropical que deve atingir o Estado

Tubarão-SC, 08/08/2022 11h24 | Por: Redação | Fonte: nd mais

O início desta semana começa com alerta para Santa Catarina, que deve ter registro de temporais, passagem de ciclone e risco de deslizamentos devido a chuva intensa que deve atingir o Estado. De acordo com a Defesa Civil, áreas de instabilidade provocam chuva no território catarinense e risco de temporais isolados, a partir da tarde e noite desta segunda-feira (8).

O alerta é principalmente para os municípios localizados entre o Extremo-Oeste ao Planalto Norte- que estão em observação e apresentam risco moderado para ocorrências relacionadas a temporais, rajadas de vento e queda de granizo.

Mapa aponta regiões com maior risco de temporais isolados em Santa Catarina nesta segunda-feira (8) – Foto: Defesa Civil

A instabilidade, segundo explica o órgão, é devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão próximo ao Litoral.

A temperatura máxima para essa segunda-feira é de 21°C, que deve ser registrada do Extremo Oeste ao Litoral Norte. No Planalto Sul devem ficar nos 17°C e nas demais regiões variam de 15°a 18°C.

Alerta de ciclone

A passagem de um ciclone extratropical, que atinge Santa Catarina nesta semana, provoca chuva volumosa, com risco alto para deslizamentos, enxurradas e inundações, entre a madrugada de terça-feira e a noite de quarta-feira (9 e 10).

A Defesa Civil informou que são esperados acumulados entre 100 e 200 mm em municípios da Grande Florianópolis, Médio Vale, parte do Planalto Sul e Norte e Litoral Sul. O valor pode ser ainda maior em municípios  localizados nas regiões do Litoral Norte e Sul, que estão em alerta vermelho.

Regiões que estão em vermelho no mapa possuem risco alto para ocorrências relacionadas a chuva, como deslizamentos e inundações – Foto: Defesa Civil

“O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é muito alto nas áreas em vermelho, alto nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa”, explica a Defesa Civil

As rajadas de vento podem se aproximar de 100 km/h, no litoral e áreas próximas, entre terça e quarta-feira, o que aumenta o risco para ocorrências relacionadas ao vento.

Orientações

Devido aos risco de temporais, deslizamentos e de inundações, a Defesa Civil faz orientações à população:

Em casos de temporais:

  • Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados
  • Em local abrigado, fique longe de janelas, desligue aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro de alvenaria é um local muito seguro
  • Na praia, jamais fique na água

Em caso de alagamento e inundações:

 

  • Evite o contato com água e não dirija em locais alagados
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas
  • Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões

Fique atento aos sinas que podem indicar deslizamento de terra:

  • Inclinação de postes e árvores
  • Qualquer movimento de terra ou rochas próximo a residências
  • Aparecimento de rachaduras em muros e parede

Temperatura

Na terça-feira a temperatura mínima deve ser registrada na Serra catarinense, onde devem variar de 7° a 10 ºC. A máxima não deve passar dos 16°C no Estado.

Já na quarta-feira a máxima deve ser de 8°C nos Planaltos e no Meio-Oeste e de 12°C no Oeste. Nas demais regiões a máxima deve ficar nos 15°C.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!