Relatório aponta mais de 769 mil transações no primeiro semestre de 2023; movimentação estaria relacionada a uma 'vaquinha' para multas eleitorais
De acordo com um relatório divulgado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente do Brasil, recebeu um total de R$ 17,2 milhões por meio de transações PIX no primeiro semestre deste ano. As informações foram publicadas inicialmente pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira, dia 27.
O relatório do Coaf detalha que a soma expressiva de R$ 17.196.005,80 se refere a um total de 769 mil transações ocorridas entre 1º de janeiro e 4 de julho.
A entidade responsável pela fiscalização financeira observou que a movimentação incomum está "provavelmente" relacionada a uma arrecadação coletiva (vaquinha) destinada ao pagamento de multas eleitorais referentes à campanha de Bolsonaro no ano passado.
“No período, chamou a atenção o montante de PIXs recebidos em situação atípica e incompatível. Esses lançamentos provavelmente possuem relação com a notícia divulgada na mídia [vaquinha]”, declarou o Coaf em seu relatório, citando uma matéria sobre a arrecadação.
#Coaf #PIX #Bolsonaro #TransaçõesFinanceiras