Serpente foi resgatada e devolvida à natureza em segurança
O motorista de um carro levou um grande susto enquanto esperava para fazer a manutenção de seu carro. Isso porque ele foi surpreendido por uma cobra conhecida como dormideira (Dipsas neuwiedi) achada em um lugar inusitado de seu veículo.
A serpente foi encontrada e resgatada do capô no motor do carro. O caso curioso aconteceu na última semana em Peruíbe, no litoral de São Paulo. A cobra não é venenosa, mas apenas a sua presença serviu para assustar o motorista. O animal foi retirado do veículo por uma equipe especializada e devolvida à natureza.
O biólogo Thiago Malpighi participou do resgate e devolveu a cobra em segurança ao seu habitat natural. Ele frequentemente compartilha em suas redes sociais o resgate dos animais e esclarece dúvidas sobre as espécies. No mesmo dia em que capturou a cobra dormideira, também resgatou uma cobra jararaca (Bothrops jararaca).
Em uma publicação, ele explicou que na foto da cobra é possivel perceber que a ponta da cauda é mais clara. “Os juvenis de jararacas utilizam isso para manifestar um comportamento conhecido como “engodo caudal”, por meio do qual elas “enganam” anfibios, que acham que a ponta da cauda em movimento é uma “larva de inseto”. Ao se interessar, os anfíbios se aproximam e a serpente da o bote. Quando adultas, as jararacas perdem essa coloração clara na ponta da cauda, havendo também mudança na dieta”, explicou.