Corn snake, originária dos EUA, é identificada após resgate dos Bombeiros e levada ao Cetas para manejo adequado
Nesta segunda-feira (4), moradores de uma casa em Florianópolis foram surpreendidos ao encontrarem uma cobra exótica no quintal. Após acionarem o Corpo de Bombeiros, uma corn snake, conhecida também como "cobra do milho", foi capturada e levada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto do Meio Ambiente (IMA), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho.
Inicialmente, os bombeiros registraram o animal como uma jiboia, mas a equipe especializada do Cetas identificou corretamente a espécie como uma corn snake. De acordo com o biólogo Christian Raboch Lempek, a serpente provavelmente entrou no Brasil através do tráfico ilegal de animais, pois não há criadores autorizados da espécie no estado de Santa Catarina.
O herpetólogo Alex Giordano Bergmann alertou sobre o risco de uma espécie exótica e invasora no Brasil: "Ela encontra no país alimento, abrigo e clima favorável para se reproduzir, podendo se multiplicar e se adaptar ao ambiente." A corn snake será levada a um centro de fauna habilitado, já que, segundo o IMA, é essencial que animais dessa espécie sejam comercializados apenas por empreendimentos autorizados.
#CornSnake #CobraExótica #Florianópolis #MeioAmbiente #Cetas #IMA