Sábado, 27 de setembro de 2025
Tubarão
23 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
12 °C
GERAL

Cobra venenosa é capturada por bombeiros no pátio de casa

Após o resgate, a jararaca foi solta em área de mata em Schroeder.

Schroeder - SC, 20/03/2022 17h00 | Por: Redação | Fonte: g1sc

Os bombeiros voluntários de Schroeder, no Norte catarinense, capturaram uma jararaca de 1,20 metro em uma residência. A soltura da serpente, que é venenosa, ocorreu em área de mata na sexta-feira (18).

A ocorrência foi registrada na tarde de quinta (17) na Rua Princesa Isabel, que fica no Centro da cidade. O animal foi encontrado no pátio da parte externa da residência.

Durante os trabalhos de resgate, ninguém ficou ferido. Segundo biólogos, jararacas são venenosas e uma das principais responsáveis por acidentes com picadas no Brasil.

A jararaca é da espécie Bothrops jararaca. A coloração da serpente a camufla em meio às folhas secas, dificultando a visualização e aumentando os registros de acidentes com a espécie.

Serpente com 1,20 metros foi solta em área de mata — Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários Schroeder/ Divulgação

Serpente com 1,20 metros foi solta em área de mata — Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários Schroeder/ Divulgação

O que fazer em caso de picada?

  • Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
  • não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
  • o local da picada deve ser lavado com água e sabão;
  • a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
  • é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar

  • Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
  • Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
  • Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!