Sessão no Fórum Central de Blumenau é marcada por forte esquema de segurança; ataque ocorrido em abril de 2023 chocou o país
Teve início às 8h30 desta quinta-feira (29) o júri do homem acusado de realizar um ataque brutal a uma creche em Blumenau, no Vale do Itajaí, que resultou na morte de quatro crianças com idades entre 4 e 7 anos. O crime, que comoveu o Brasil, ocorreu em 5 de abril de 2023. Desde então, o réu permanece preso, aguardando julgamento. A sessão acontece no salão do Tribunal do Júri do Fórum Central de Blumenau, sob um esquema rigoroso de segurança, e não há previsão para o término da audiência.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou o réu por quatro homicídios qualificados e cinco tentativas de homicídio qualificado. As acusações incluem qualificadoras como motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas, e crime contra menores de 14 anos. De acordo com as investigações, o acusado agiu sozinho durante o ataque. Após cometer os crimes, ele se entregou no batalhão da Polícia Militar.
O julgamento acontece quase um ano e meio após o ataque. A defesa do réu está a cargo da Defensoria Pública de Santa Catarina, que optou por não comentar o caso em andamento. O processo é acompanhado de perto por familiares das vítimas e pela comunidade local, que aguardam justiça para o caso que marcou a cidade de Blumenau e todo o estado de Santa Catarina.
Além de tratar-se de um evento de grande impacto emocional, o julgamento também levanta questões sobre segurança escolar, saúde mental e as medidas necessárias para prevenir futuras tragédias. A cidade de Blumenau, ainda abalada pelo ocorrido, espera que o julgamento traga alguma forma de alívio e justiça para as famílias afetadas.
Pouco antes do início da sessão, familiares das vítimas e funcionários da creche formaram uma roda e fizeram orações em frente ao fórum. O réu chegou ao local antes das 7h30, em um veículo da Polícia Penal catarinense.
Familiares das vítimas e integrantes da creche fazem oração em frente ao fórum onde ocorreu júri — Foto: Felipe Salles/NSC TV
Para garantir a segurança e o bom andamento da sessão, o Poder Judiciário aplicou diversas restrições. Entre elas, de que apenas familiares das vítimas e do réu terão acesso ao julgamento, sem presença de público externo.
No dia do júri, a rua Zenaide Santos de Souza, em frente ao fórum, será temporariamente fechada no início e no término do julgamento. Um forte esquema de segurança será implementado.
Começa júri do autor de ataque a creche em Blumenau que deixou 4 crianças mortas — Foto: MPSC/Divulgação
O Poder Judiciário divulgou o passo a passo de como será o julgamento do réu.
Lembrando que, no Brasil, cada jurado vota sozinho, eles não conversam entre si.
As vítimas, quatro crianças que estavam na escola, tinham idades de 4 a 7 anos:
O ataque aconteceu no início da manhã, na creche Cantinho Bom Pastor, unidade de ensino particular em Blumenau. Durante a manhã de 5 de abril de 2023, o autor chegou em uma moto, atacou os pequenos no parque nos fundos da unidade e depois se entregou à polícia. Ele pulou o muro da unidade.
Ataque a creche em Blumenau deixou quatro crianças mortas — Foto: Felipe Sales/NSC
#Julgamento #Blumenau #JustiçaParaAsCrianças #SegurançaEscolar #SantaCatarina #Tragédia #TribunalDoJúri #CrecheBlumenau #HomicídioQualificado #SegurançaPública