Tubarão em Estado de Alerta: Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil em Prontidão
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta informando que chuvas mais intensas estão previstas para atingir várias regiões a partir desta sexta-feira (27). Em Tubarão, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil está de prontidão, preparada para lidar com qualquer eventualidade que possa surgir devido às condições climáticas adversas.
A instabilidade nos próximos dias é resultado de um sistema de baixa pressão associado ao fluxo de ar quente e úmido proveniente da região amazônica. Na sexta-feira à tarde, espera-se que a chuva comece a atingir a região Oeste do Estado com intensidade moderada, estendendo-se para outras regiões posteriormente.
No sábado (28), a chuva está prevista para ocorrer em todo o Estado, enquanto no domingo (29), a instabilidade continuará afetando todas as regiões, com chuvas mais concentradas especialmente no Oeste.
Na sexta-feira (27) o dia começa fechado no Extremo Oeste e Oeste. Até o final da manhã há condições para chuva e temporais, com raios, rajadas de vento e granizo nestas áreas. Essa condição se estende para a região central do estado no período da tarde e para as demais regiões entre a noite e a madrugada do sábado (28). O risco é ALTO para ocorrências associadas a chuva intensa, como alagamentos e enxurradas e aos temporais, queda de árvores e galhos, atingimento da rede elétrica e destelhamentos, principalmente para o Grande Oeste. As instabilidades ganham força devido a formação de uma frente fria, associada ao desenvolvimento de um ciclone extratropical com centro no oceano.
No sábado (28), em todas as regiões, há condições para chuva intensa e temporais desde a madrugada, com raios, rajadas de vento e granizo. Essas condições persistem ao longo de todo o dia. O risco é ALTO a MUITO ALTO para ocorrências associadas chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. Os ventos sopram de norte com intensidade moderada a forte, com rajadas que superam 60km/h. O mar fica agitado com picos de ondas próximas a 2,5m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.
Domingo (29)
No domingo (29), a frente fria se afasta gradativamente do estado, mas ainda mantém o tempo instável em SC, com condições para chuva fraca no amanhecer nas áreas de divisa com o PR e na forma de temporais isolados entre a tarde e a noite do Extremo Oeste aos planaltos. Intercalando com períodos de nebulosidade, o sol aparece em alguns períodos, permitindo uma breve elevação das temperaturas, que marcam de 23°C a 28°C em média. Devido aos acumulados observados nos dias anteriores, mantém o risco alto para deslizamentos e inundações. O mar segue agitado nas regiões do Litoral Sul, em especial no período da manhã, com ondas que se aproximam dos 3,0 m.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Entre segunda-feira (30) e terça-feira (31), o tempo será nublado com chuvas em todas as regiões, devido a perturbações na atmosfera. A tendência indica que a semana começa com chuvas e trovoadas, que podem ocorrer a qualquer hora do dia. Com o tempo mais fechado, as temperaturas seguem amenas no início da semana, não passando dos 20°C em grande parte das regiões.
#ChuvasIntensas #DefesaCivil #AlertaClimático #Prevenção