Mudanças climáticas trazem riscos como destelhamento de casas e chuvas intensas ao estado de Santa Catarina
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta sobre a iminente mudança de condições climáticas em Santa Catarina a partir desta sexta-feira (18). O comunicado adverte sobre a possibilidade de eventos adversos, incluindo o risco de destelhamento de residências.
De acordo com a instituição, o aumento da cobertura de nuvens ao longo da manhã e as condições propícias para chuvas e tempestades isoladas, a partir do início da tarde, são consequências da chegada de uma frente fria ao estado.
A precipitação terá início nas regiões vizinhas ao Rio Grande do Sul, expandindo-se para as demais áreas até o final do dia. Em momentos específicos, a chuva ocorrerá de maneira intensa, acompanhada por tempestades, relâmpagos, rajadas de vento e granizo. Tais condições elevam o risco de ocorrências relacionadas às tempestades, considerado moderado a alto.
A intensificação do vento, especialmente do Oeste aos Planaltos, prevê ventos de intensidade moderada (35 a 40 km/h) e rajadas fortes, acima de 70 km/h. Essas rajadas apresentam risco baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e interrupção de energia elétrica.
As previsões de temperatura para diversas regiões são as seguintes:
Um novo alerta emitido posteriormente pela Defesa Civil destaca que apenas três regiões apresentam risco moderado para as ocorrências mencionadas, enquanto nas demais áreas, o risco é considerado alto. O alerta permanecerá ativo até a madrugada de sábado (19), aproximadamente às 3h.
Para o fim de semana, a previsão indica um sábado instável, com chuvas do centro ao norte do estado. No entanto, ao longo da manhã, uma massa de ar seco e frio estabilizará o tempo, possibilitando o retorno do sol. As temperaturas devem declinar, mas o sol aparecerá em grande parte do estado.
O domingo (20) trará manhã ensolarada em todas as regiões, mas áreas de instabilidade se formarão à tarde, favorecendo pancadas de chuva e trovoadas em locais próximos à divisa entre Santa Catarina e Paraná. O frio aumentará, com mínimas abaixo de 0°C nos Planaltos e Meio-Oeste, entre 5°C e 9°C nas demais áreas.
A semana seguirá com variações climáticas, incluindo a possibilidade de chuvas isoladas e temperaturas baixas, de acordo com a Defesa Civil.
#ClimaSC #MudançasClimáticas #DefesaCivil #PrevisãoTempo #SegurançaResidencial