Pelo menos 24 cidades foram impactadas, com danos estruturais e situações de emergência declaradas
As fortes chuvas que têm atingido Santa Catarina nos últimos dias continuam a causar impactos severos em diversas regiões do estado. A Defesa Civil emitiu um alerta de risco alto de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná.
De acordo com o órgão, as chuvas intensas devem voltar entre a tarde deste domingo (8) e a noite de segunda-feira (9). Até o momento, 24 municípios registraram danos materiais significativos, mas não há vítimas.
Fortes chuvas já têm causado alagamentos em cidades catarinenses e a previsão é que haja continuidade nos próximos dias – Foto: Coredec/Xanxerê/Reprodução ND
Norte Catarinense:
Em Joinville e Araquari, os alagamentos têm causado sérios problemas. Araquari foi a primeira cidade a decretar Situação de Emergência, afetando cerca de 30 pessoas. Em Joinville, bairros inteiros estão inundados, dificultando a mobilidade e impactando estudantes do Vestibular Unificado da UFSC, IFSC e IFC.
Outras cidades, como São Bento do Sul, enfrentaram a queda de muros e alagamentos, enquanto São Francisco do Sul e Itapoá relataram interdições de vias. Corupá e Guaramirim lidam com deslizamentos e inundações.
Planalto Norte e Meio-Oeste:
Em Canoinhas, enxurradas danificaram três residências e causaram queda de árvores. Caçador registra 38 pessoas afetadas e cinco desabrigadas. Bom Retiro contabiliza 50 residências atingidas por deslizamentos.
No Oeste Catarinense, cidades como Lindoia do Sul, Dionísio Cerqueira e Palma Sola enfrentam enchentes que comprometeram estradas, enquanto Flor do Sertão conseguiu liberar uma ponte interditada pelas chuvas. Em Xanxerê, o risco de novos deslizamentos mobiliza equipes de emergência.
Situação deixou desalojados em Araquari - Prefeitura de Araquari/Divulgação/ND
Situação deixou desalojados em Araquari - Prefeitura de Araquari/Divulgação/ND
Alagamentos foram provocados por chuva intensa - Prefeitura de Araquari/Divulgação/ND
A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e reforça a importância de a população evitar áreas de risco e seguir as orientações dos órgãos oficiais.
#ChuvaEmSC #DefesaCivil #Deslizamentos #Enxurradas #SituaçãoDeEmergência