Ação preventiva busca garantir o escoamento adequado da água e reforçar a segurança dos moradores durante a temporada de chuvas
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil segue empenhada na limpeza e desobstrução de rios, córregos e valas que cortam a área urbana do município. O trabalho, realizado de forma contínua ao longo deste ano, tem como principal objetivo assegurar o bom funcionamento da drenagem pluvial e minimizar o risco de alagamentos durante os períodos de chuva mais intensa.
Nesta sexta-feira (17), as equipes atuam em duas frentes: no bairro Vila Esperança, com o apoio de uma retroescavadeira, e na região do Monte Castelo/Sertão dos Corrêas, onde o serviço é feito com escavadeira hidráulica.
Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, o trabalho preventivo é essencial para reduzir riscos e garantir a segurança da população.
“Esse tipo de ação é fundamental para evitar problemas futuros. Quando realizamos a limpeza e a manutenção regular dos cursos d’água, estamos garantindo que a drenagem funcione corretamente, evitando o acúmulo de água e possíveis alagamentos. É um trabalho que faz diferença, especialmente com a chegada do período de chuvas mais fortes”, destacou o secretário.
A Defesa Civil reforça que a manutenção contínua dos cursos d’água é uma das medidas mais eficazes para evitar transtornos causados por temporais e reforça o pedido para que os moradores não descartem lixo ou entulho em valas e rios, atitude que contribui diretamente para os bloqueios da drenagem.
#DefesaCivil #Prevenção #LimpezaDeRios #ContraAlagamentos #Chuvas #Tubarão #Segurança #DrenagemUrbana #TrabalhoPreventivo #ProteçãoCivil