Treinamento simulará elevação do Rio Tubarão e envolverá diversas secretarias, forças de segurança e a comunidade local
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizará neste domingo (18) um simulado de inundação no Bairro KM 60, em razão de uma hipotética elevação do nível do Rio Tubarão. A ação terá início às 9 horas da manhã e está prevista para durar todo o dia.
O simulado seguirá todos os estágios de uma situação real, desde o estado de atenção com início de chuvas intensas, passando pelo estado de alerta, até atingir o estado de emergência, com nível máximo de inundação.
Durante a ação, serão utilizados veículos de resgate, viaturas do Corpo de Bombeiros, ambulâncias, embarcações, caminhões de apoio, além de equipamentos das secretarias municipais, simulando uma resposta integrada a uma catástrofe natural.
Participam do exercício diversas secretarias municipais, como:
Educação
Saúde
Infraestrutura
Assistência Social, Mulher e Família
Serviços Públicos e Zeladoria
Planejamento e Urbanismo
Agricultura e Meio Ambiente
Gabinete do Prefeito
Polícia Municipal
Também integram o simulado forças externas, como:
Polícia Militar
Corpo de Bombeiros Militar
Exército Brasileiro
Polícia Militar Rodoviária
“O objetivo do simulado é capacitar os órgãos públicos e a população, seguindo o Plano de Contingência, para que todos saibam como agir diante de uma emergência real”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
Na parte da tarde, será iniciada a segunda etapa do simulado, com foco em ações de reconstrução, como:
Restauração de ruas e valas
Levantamento documental para solicitação de auxílio estadual e federal em caso de prejuízos reais
“É fundamental que saibamos os procedimentos corretos para levantar documentação e encaminhar aos governos superiores, garantindo a recuperação rápida e eficaz da cidade”, conclui Rafael.