Alunos, entidades, grupos sociais trouxeram mensagens claras de conscientização e retrataram a história, os valores, a diversidade cultural e religiosa, a representatividade dos gravatalenses.
Neste 7 de setembro, o Brasil comemora 200 anos como uma nação independente. Em comemoração à data em Gravatal, o desfile cívico que saiu de frente ao Salão Paroquial na Rua Engenheiro Annes Gualberto reuniu escolas, instituições e poder público.
Em seu discurso de abertura, o prefeito Clei Rodrigues disse que "há 200 anos atrás nos tornamos independentes para seguir o nosso rumo, do jeito que o brasileiro escolhe para viver e seguir o seu caminho. Sejamos com muito amor no coração patriotas. E, que sejamos um povo cada vez mais rico, mais próspero. Que a nossa gente possa desfrutar de uma sociedade cada vez melhor".
Já o secretário Jader Salazar manifestou anseio. "Que a herança de vocês (da sociedade) seja a realização de grandiosos sonhos nutridos com a força do pulsar de cada coração brasileiro" proferiu.
Após o início solene, os alunos das escolas da rede municipal de ensino, entidades e instituições sociais, trouxeram para o ato cívico um retrato do que representa ser brasileiro, catarinense e gravatalense. Confira na Galeria de Imagens abaixo.
As raízes indígenas, descobrimento e colonização do Brasil e a influência portuguesa na nossa cultura e costumes foram temas nítidos. A história foi contada pelos alunos de diversas escolas com cartazes e caracterizações. Assim como a Guerra do Contestado que, como momento histórico para os catarinenses, foi trazida para o desfile por ter sido uma longa e importante batalha territorial.
As águas termominerais, as belezas naturais, o comércio e outras atividades importantes para a economia de Gravatal também foram destaques. Além disso, houveram manifestações de apoio à causa autista e o respeito à diversidade religiosa. Houveram homenagens aos profissionais da saúde atuantes na pandemia e lembretes sobre a importância da vacinação tanto para saúde humana, quanto animal.
A importância do esporte para a saúde, assim como, o tema da sustentabilidade, e projetos como Eletrônica na Escola e Capoeira na Escola, foram abordados no desfile com mensagens claras de conscientização e valorização à educação tecnológica e científica.
Outro momento marcante, foi quando a Rede Feminina coloriu a avenida de rosa chamando atenção para a prevenção e combate ao Câncer de Mama, e em seguida, a equipe do CRAS para o acolhimento e a luta pela vida com a campanha Setembro Amarelo.
O equilíbrio da fauna e a flora, a biodiversidade, a preservação e manutenção da vida através do cuidado com o meio ambiente, a água como elemento importante para a qualidade de vida, a luta e os lutos pela Amazônia que oxigena o planeta, boas práticas para o desenvolvimento sustentável, foram outros temas que transitaram entre a conscientização e os valores sociais incorporados ao ato cívico.
A marcha jovem chamou a atenção para o respeito à diversidade, o autoconhecimento e a cidadania. Os alunos do ensino médio que representam amplamente as preocupações da juventude com um futuro próximo.
Por volta das 11h, pouco antes do encerramento, a história do Município em fotos e o som da Banda Marcial de Gravatal foram momentos marcantes, pois fecharam o desfile com destaque para memória, valores e tradições dos gravatalenses.