Quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Tubarão
21 °C
13 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
13 °C
GERAL

Escola arrecada cinco toneladas de resíduos recicláveis ao se engajar em projeto de educação ambiental

Alunos da E.E.B Otto Feuershuette, em Capivari de Baixo, participaram de uma gincana para incentivar o recolhimento do lixo reciclável.

Capivari de Baixo - SC, 07/06/2022 09h51 | Por: Redação
Tudo vai ser vendido e o dinheiro será revertido em melhorias para a escola. Foto: Divulgação

A bióloga Vanessa Pacheco, que integra o projeto Encantos do Meio Ambiente –EMA e a coordenadora do projeto, a agrônoma Mylena de Medeiros mal conseguiam acreditar no que viram na última sexta-feira (03) ao chegarem à E.E.B Otto Feuershuette, em Capivari de Baixo. Montes e mais montes de resíduos espalhados pelo pátio, escadaria e corredores.

Era o dia de pesagem dos resíduos recicláveis trazidos de casa pelos alunos nos últimos 15 dias, quando foi lançada uma gincana pelo EMA. A este montante foram acrescidos os resíduos produzidos na escola, selecionados e guardados nos últimos quatro meses por uma turma do colégio, escolhida como turma-piloto e multiplicadora da ideia perante as demais. Os materiais atingiram a impressionante marca de cinco toneladas. Tudo vai ser vendido e o dinheiro será revertido em melhorias para a escola.

Para estimular os alunos a trazerem resíduos recicláveis de casa, o projeto EMA na Escola estabeleceu uma premiação: As duas turmas com a maior quantidade trazida de casa ganhariam um rodízio de pizza num estabelecimento da cidade. Aos alunos da turma terceira colocada, o ingresso a uma sessão do Cinema no Parque, com direito a pipoca e uma bebida. O Cinema no Parque é oferecido pelo Parque Ambiental Encantos do Sul.

A premiação aconteceu nesse domingo, 05, no evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, promovido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) de Capivari De Baixo, em parceria com outras entidades. As vencedoras foram: 1° lugar, turma 2°02; 2° lugar, turma 1° 03; 3° lugar, turma 1° 04. “A ideia do EMA na Escola é transformar a escola em um ambiente mais sustentável. A gente dá toda a orientação sobre descartes eventualmente irregulares que a escola esteja dando, e a gente faz uma transformação na escola, mostrando aos alunos e professores que os resíduos têm um valor econômico e agregado, que pode voltar para a escola. Além disso, dentre os objetivos do projeto está a transformação do aluno em um agente multiplicador, onde este agente leva para muitas outras pessoas, num efeito cascata, onde uma vai transformando o outro, ao seu redor”, explica Vanessa Pacheco.

O trabalho do EMA na escola Otto Feuerschuette encerrou. Mas o trabalho da escola, não. “A escola vai continuar, mas agora com suas próprias pernas. Alunos e professores receberam todas as orientações de como fazer e têm plenas condições de tocar em frente sem nossa participação. Mas é claro que se por algum motivo formos chamadas pela escola, não deixaremos de dar uma atenção”, salienta a coordenadora do EMA, Mylena de Medeiros.

Também é objetivo do EMA tornar-se um projeto modelo às demais unidades escolares de Capivari de Baixo e de outros municípios, levando às unidades escolares conhecimento sobre gestão dos resíduos, tornando os alunos e professores, ao final do projeto, conscientes e multiplicadores do conhecimento e das práticas adquiridas. Para acompanhar o trabalho do EMA basta acessar o Instagram: @encantosdomeioambiente e www.parqueencantosdosul.com.br

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!