Decisão do ministro Alexandre de Moraes ordena cumprimento imediato da pena em regime fechado para catarinense
Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como “Fátima de Tubarão”, de 69 anos, recebeu a cumprir a pena de 17 anos de prisão, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ordem foi emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, após a orientação definitiva de Fátima, sem possibilidade de novos recursos.
Fátima foi uma das envolvidas nos atendidos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília e chegou a aparecer em vídeos das invasões de prédios públicos. Em uma das gravações, ela declara: “Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora.” Sua sentença inclui crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e privacidade de patrimônio tombado.
Antes de iniciar o cumprimento da pena, Fátima passará por exames médicos. O período em que esteve presa provisoriamente será descontado do tempo total da pena. A defesa alegou que Fátima pretendia participar de uma manifestação de importação e que os atos não continham condições de efetivar um golpe de Estado. Em seu interrogatório, Fátima disse que apenas somou a multidão após um anúncio, realizado por um carro de som, que dizia “chegou a hora”, em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília.
#Justiça #Condenação #FátimaDeTubarão #8DeJaneiro #STF #AlexandreDeMoraes