A expectativa é que pelo menos 50 mil pessoas passem pelo Parque Huberto Oenning nos quatro dias do evento.
A maior feira de exposição do gado Jersey da América Latina, a Feagro, está aberta oficialmente, após dois anos sem edições. O evento acontece até domingo, dia 10.
Com um novo layout, a feira terá voo panorâmico no domingo (dia 10 de julho), maior área de estacionamento, espaço Djalma Marcelino e apresentações. Já as palestras foram transformadas em workshops, com cerca de uma hora de duração, e o auditório para 50 pessoas ficará no estande da piscicultura.
O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, destacou a importância da feira para o Município. “A Prefeitura é a principal parceira da feira, com investimento de R$ 500 mil. Nós acreditamos no agro, em tudo que ele representa e a maior prova da importância é o sucesso que a feira é”, comentou.
A expectativa é que pelo menos 50 mil pessoas passem pelo Parque Huberto Oenning nos quatro dias do evento e haja uma movimentação de R$ 60 milhões em negócios.
O tema da edição de 2022 da Feagro remete à capacidade de produção que o estado de Santa Catarina tem perante a produção nacional. Segundo os dados do Censo Agropecuário de 2017, o Estado tem 183.065 propriedades rurais em uma área total de 6.446.155 hectares, resultando assim uma média de 35,2 hectares/propriedade.
Em comparação, o estado de Mato Grosso é o estado brasileiro responsável por mais de 17% da produção agrícola nacional e possui uma área de 903.357 km² e com uma média de 463,2 hectares/propriedade.Já em Santa Catarina soma-se 95.346 km² em toda sua abrangência territorial, representando apenas 10,55% da área total de Mato Grosso. Contudo, apesar da pouca dimensão territorial, Santa Catarina se destaca no ramo agrícola como o maior criador e exportador de suínos do Brasil, e está entre a elite dos setores da pecuária e hortifruti nacional. Comentada por Adir, a expectativa de da presença de animais e público é sempre positiva.
“Estimamos a vinda de 320 animais para o setor de gado de leite, 120 animais no gado de corte. Já na ala de ovinos/caprinos contaremos com em torno de 80 animais, no setor exclusivo para suínos, serão apresentados no mínimo 12 suínas da mais alta genética e o estande de pequenos animais contará com uma diversificação de aves, mini animais e coelhos, entre outros.” Referente a expectativa de público, este ano a Feagro terá 110 estandes e aguarda a passagem de 50.000 pessoas durante os 4 dias de feira. Com isso, a estimativa de negócios durante e após a feira é de 50 milhões de reais.