Litoral Sul e regiões de divisa com o RS estão entre as áreas com maior risco de alagamentos e transtornos
O tempo deve voltar a ficar instável em Santa Catarina a partir da madrugada de sábado (28), quando um sistema de frente quente entre o estado e o Rio Grande do Sul aumenta a possibilidade de temporais e chuva intensa em boa parte do território catarinense.
Segundo a Defesa Civil, as regiões mais próximas à divisa com o RS, como o Oeste, o Planalto Sul e o Litoral Sul, devem concentrar os maiores volumes de chuva, com risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e problemas na rede elétrica.
Domingo com avanço da frente fria
Entre a madrugada e o início da noite de domingo (29), o sistema se transforma em uma frente fria que se desloca do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. Esse movimento eleva o potencial para temporais acompanhados de raios, ventos fortes e queda de granizo, principalmente no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e áreas serranas da Grande Florianópolis.
O Litoral Sul segue como uma das regiões mais afetadas, com previsão de chuva persistente e intensa, elevando o risco para alagamentos e enxurradas. Em outras áreas do estado, o risco é moderado tanto para chuva forte quanto para rajadas de vento e granizo pontuais.
Recomendações da Defesa Civil:
Durante temporais, busque abrigo seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
Evite permanecer próximo a árvores, postes, muros e placas em caso de ventania.
Não atravesse áreas alagadas, pontes ou passagens cobertas por água.
Acompanhe os alertas e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil de SC.
A população deve ficar atenta aos boletins meteorológicos e redobrar a precaução em áreas de risco.