Nova geração de internet oferece mais velocidade. Na capital catarinense, as três operadoras de telefonia vão oferecer a tecnologia.
Florianópolis terá sinal do 5G a partir desta segunda-feira (22), conforme decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na quinta (18), foi assinado o decreto municipal com as regras que devem ser seguidas pelas operadoras na instalação da infraestrutura.
Neste primeiro momento, o sinal do 5G chega restrito a alguns bairros, pois o edital do leilão da Anatel determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes. O número vai crescer conforme o passar dos anos.
O que é 5G?
É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G. A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.
Quais celulares são compatíveis com o 5G?
A Anatel considera cerca de 70 celulares homologados para o 5G. Pesquise abaixo quais são compatíveis com qual tipo de conexão.
Quais operadoras vão oferecer o 5G em Florianópolis?
As operadoras Tim, Claro e Vivo foram habilitadas em um leilão realizado pela Anatel e cada uma disponibilizará seis antenas. Portanto, pelo menos 18 estruturas serão instaladas em Florianópolis neste primeiro momento.
Qual a área de cobertura do 5G em Florianópolis?
A Anatel informou que a estratégia de implantação e expansão da rede 5G cabe a cada operadora. E que, nesse momento inicial, nem todas as operadoras irão atender a todas as regiões.
"Algumas podem optar por iniciar com uma cobertura mais focada na região central, enquanto outras optam por expandir para outros bairros, mas com menos densidade de estações no centro", explicou em nota.
A Vivo afirmou que o 5G da operadora estará disponível nos bairros Centro, Canto e Jurerê Internacional. Ainda disse que a ativação do sinal será gradual, mas que está atuando para ampliar o serviço para outras regiões da cidade.
A Claro e a Tim afirmaram que só irão divulgar as áreas de cobertura na segunda.
O que diz cada operadora
Segundo a Vivo, o 5G está disponível para todos os clientes da empresa e o acesso a quinta geração não terá taxas extras aos consumidores. No caso do acesso ao 5G SA, uma versão mais completa da quinta geração de conexão móvel, o cliente precisa realizar a troca do chip, além de ter um aparelho compatível com a tecnologia.
A Claro afirmou que os consumidores não precisam mudar de plano e nem chip para acessar a rede, mas reforçou que é preciso estar em área coberta pela tecnologia e ter um aparelho que suporte o novo recurso.
A Tim informou que o cliente final poderá conhecer todo o potencial da rede 5G de forma automática, sem precisar trocar de chip. Basta apenas ter um celular adequado.
Celulares compatíveis com as tecnologias 2G, 3G e 4G vão parar de funcionar?
Não. A Anatel não tem expectativa de descontinuar as tecnologias anteriores em curto prazo. O 5G agrega novas faixas de frequência à telefonia celular, mas não alterar as faixas já disponibilizadas para o uso do serviço.
Que outras cidades do Brasil têm o 5G?
Com a decisão, serão 12 capitais do país a contar com a tecnologia funcionando até o início da próxima semana: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Palmas (TO) e Salvador (BA), além de Florianópolis.