Ação mobilizou assistência social e forças de segurança para acolher população em situação de vulnerabilidade
Em mais uma noite de temperaturas baixas, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família, do Setor de Atendimento à População em Situação de Rua (Setor POP), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), dos serviços de acolhimento e das forças de segurança, realizaram a 24ª força-tarefa em Tubarão.
A operação, que ocorreu na noite desta segunda-feira (30), contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Municipal e Polícia Rodoviária Federal. Durante as três horas de ação, diversas pessoas em situação de rua foram abordadas com o objetivo de retirá-las da exposição ao frio severo, que se intensificava ao longo da noite.
“Mais uma força-tarefa onde o amor fala mais alto. O resgate, o cuidado, a acolhida de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente devido ao uso abusivo de substâncias químicas e álcool, são fundamentais em noites geladas como a de ontem”, afirmou Daiane Barbosa, coordenadora do Setor POP.
Segundo a coordenadora, o vício ainda é uma barreira para que muitos aceitem os encaminhamentos, mas, com diálogo e dedicação da equipe, a maioria acaba sendo convencida a receber os cuidados necessários.
Ela também destacou a importância da participação da comunidade, que informa os pontos onde há pessoas dormindo nas ruas.
Durante a operação, alguns dos abordados aceitaram o acolhimento e foram encaminhados para pernoite no Albergue Pousada da Paz e no abrigo João 3:16.
As ações da força-tarefa continuam ocorrendo semanalmente, com o intuito de proporcionar acolhimento e suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade.
#Tubarão #Acolhimento #ForçaTarefa #AssistênciaSocial #PopRua #FrioIntenso