Defesa Civil alerta para risco de temporais, alagamentos e queda de galhos em diversas regiões do estado ao longo da semana
A terça-feira (20) já começou com tempo instável e condições para chuva e temporais isolados nas áreas de divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A instabilidade é provocada pela formação de uma nova frente fria entre o norte gaúcho e o estado catarinense, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina.
Nas demais regiões do estado, o retorno da chuva ocorre na forma de pancadas isoladas acompanhadas de trovoadas, especialmente entre a tarde e a noite. Há risco baixo a moderado para ocorrências como alagamentos pontuais, queda de galhos e árvores, além de possíveis danos na rede elétrica.
As temperaturas máximas durante a tarde devem se aproximar de 30°C no Litoral, enquanto nas demais regiões variam entre 23°C e 26°C. A agitação marítima aumenta no Sul catarinense, com ondas de sul/sudeste alcançando até 2,0 metros.
Na quarta-feira (21), a frente fria avança lentamente por Santa Catarina, mantendo o tempo instável, com previsão de chuva e temporais isolados ao longo do dia — principalmente entre a tarde e a noite. Há possibilidade de raios, rajadas de vento e até queda de granizo, especialmente entre o centro e o norte do estado. O risco para ocorrências climáticas passa a ser moderado a pontualmente alto.
Com maior cobertura de nuvens, as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 24°C em todo o estado. A agitação marítima também se intensifica na Grande Florianópolis, com ondas de sudeste variando entre 2,0 e 2,5 metros.
Já na quinta-feira (22), o tempo segue instável, com risco de temporais isolados em todas as regiões, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. Mesmo com a frente fria se afastando para o mar, o fluxo de calor e umidade ainda atinge o estado, contribuindo para as instabilidades.
O risco permanece moderado a pontualmente alto para alagamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. As temperaturas mínimas caem bruscamente, com registros próximos de 5°C na Serra. À tarde, os termômetros devem marcar entre 10°C (na Serra) e 20°C (no Extremo Oeste). A agitação do mar diminui ao longo do dia, mas ainda poderá registrar ondas de até 2,5 metros pela manhã.
Na sexta-feira (23) e no sábado (24), a instabilidade perde força. O tempo se mantém úmido, com variação de nuvens em todas as regiões e possibilidade de pancadas isoladas no Extremo Oeste (por conta do calor) e no Litoral (devido à circulação marítima).