Maioria dos pontos analisados apresenta boa qualidade, mas Rio Ilhota preocupa com índice ruim
Nesta terça-feira (16), a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) divulgou o segundo resultado da qualidade da água de nove rios de Tubarão, monitorados pela campanha Projetos Rios de Tubarão, em parceria com a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR). A coleta do material foi realizada no início de junho.
Os resultados foram apresentados pelos gestores da Funat ao prefeito Jairo Cascaes, com a presença da superintendente interina da AGR, Madelon Rebelo Peters. A classificação da qualidade das águas, conforme a ponderação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), indicou que 15 pontos analisados obtiveram resultados bons, pontos a jusante dos rios da Madre e Córrego Mesquita apresentaram resultados regulares, e o ponto a jusante do Rio Ilhota apresentou qualidade ruim.
O melhor resultado foi no Rio Pinheiros, próximo à nascente no KM 60, com um Índice de Qualidade da Água (IQA) de 73,95. Já o pior resultado foi no Rio Ilhota, no bairro Monte Castelo, antes da confluência com o Rio dos Corrêa, com um IQA de 23,63. Quanto mais próximo de 100 for o valor do IQA, melhor será a qualidade da água.
Esses resultados indicam que o ponto de melhor IQA está localizado em uma área de vegetação nativa, com pouca interferência humana a montante do local de captação. Em contraste, o ponto de pior IQA recebe grande parte do esgotamento sanitário oriundo do bairro Oficinas.
Os resultados favoráveis na maioria dos pontos, segundo a equipe técnica da Funat, estão muito associados às condições climáticas, com excesso de chuvas que ocorreram na região nos meses de abril e maio.