Ação beneficia animais na lista de espera desde o ano passado e promete agilizar castrações
A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) retomou, na quarta-feira (5), as primeiras castrações de cães e gatos a partir da parceria com duas clínicas veterinárias conveniadas. A ação beneficia pets de tutores que estavam em uma lista de espera desde o ano passado.
As duas clínicas conveniadas participaram de um chamamento público para realizar castrações pelo período de um ano. Neste primeiro dia foram castrados quatro animais, mas a expectativa é de realizar entre 10 e 15 castrações por semana, destaca o diretor-presidente da Funat, Júlio César Ângelo Rodrigues.
Todas as despesas são custeadas pelo fundo do Bem-Estar Animal. Somente em 2022 o município realizou a castração de mais de 1.500 cães e gatos em quatro mutirões realizados no estacionamento da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.
Além disso, castrações são realizadas durante o atendimento veterinário de emergência prestado por uma clínica particular. "Os cães e gatos atendidos, além de receberem o atendimento emergencial, também são chipados e castrados. Seguramente já realizamos mais de 2 mil castrações nesses últimos 20 meses", destaca o presidente da Funat.
Agendamento de castrações
Os tutores de cães e de gatos precisam fazer uma inscrição para realizar o procedimento. Para entrar na lista, basta ligar para o número (48) 3621-9055 ou preencher o formulário no site.
#CastraçãoDePets #BemEstarAnimal #CuidadosComOsAnimais