Terça-feira, 23 de junho de 2026 QUEM SOMOS CONTATO
Tubarão/SC
16 °C
10 °C
GERAL

Governo Lula usará WhatsApp para exigir do ladrão a devolução de celulares roubados

Medida faz parte da nova fase do programa Celular Seguro, que busca reduzir furtos e roubos no país

Por Redação Brasília - DF Fonte: Portal ND Mais

O governo federal anunciou uma nova fase do programa Celular Seguro, prevista para abril, com uma abordagem inédita: notificações via WhatsApp exigindo a devolução de aparelhos roubados.

Mesmo que o celular esteja com uma nova linha telefônica, o sistema será capaz de identificar o portador e notificá-lo. Caso a devolução não ocorra, o indivíduo poderá responder por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.

A iniciativa faz parte da estratégia do governo para combater o aumento de furtos de celulares, conforme reforçado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia declarado a intenção de frear a chamada "república de ladrão de celular".

O Celular Seguro é gerenciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pode ser acessado por qualquer cidadão com conta no gov.br. A plataforma permite que vítimas bloqueiem rapidamente o aparelho e seus dados, evitando prejuízos financeiros e invasão de informações pessoais.

#CelularSeguro #SegurançaDigital #BloqueioDeCelular #GovernoFederal #Justiça #Lula #ProteçãoContraRoubos

Compartilhar:
ELISABET SEGUROS