Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Tubarão
31 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
15 °C
GERAL

Horário de Verão Não Voltará em 2024, Decide Governo Lula

Governo descarta retorno do horário de verão após reunião com o Ministério de Minas e Energia.

Brasília - DF, 16/10/2024 17h06 | Atualizada em 16/10/2024 17h06 | Por: Redação

O Governo Federal decidiu que o horário de verão não será adotado em 2024. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (16) durante coletiva de imprensa, após uma reunião entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a equipe técnica da pasta, com o aval do presidente Lula.

Segundo a avaliação do governo, o retorno do período chuvoso será suficiente para garantir o abastecimento dos reservatórios das hidrelétricas, que produzem cerca de 90% da energia elétrica no país. Apesar da seca extrema registrada no Brasil, a maior desde 1950 segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), as autoridades acreditam que o país não enfrentará uma crise energética em 2024.

No entanto, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estimou que o retorno do horário de verão poderia gerar uma economia de R$ 400 milhões, aproveitando mais a luz solar em comércios, residências e indústrias. Mesmo assim, a decisão final foi de manter o país sem o horário de verão, que foi interrompido em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro.

O horário de verão havia sido uma prática permanente desde 2008, com o intuito de reduzir o consumo de energia elétrica, especialmente nos horários de pico, adiantando os relógios em uma hora. A medida, se fosse retomada, teria validade para estados como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros.

 

#HorárioDeVerão #GovernoFederal #EnergiaElétrica #Brasil

 

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!