Sábado, 16 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
12 °C
GERAL

Jaguaruna registra onda de 14,82 metros e bate recorde nacional na Laje da Jagua

Formação rochosa submarina, conhecida como “Nazaré Brasileira”, supera marca anterior e reforça título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil

Jaguaruna - SC, 15/08/2025 08h41 | Por: Redação

A Laje da Jagua, em Jaguaruna, atingiu um novo marco no surfe brasileiro ao registrar uma onda de 14,82 metros, medida confirmada nesta quinta-feira (14) pelo oceanógrafo Douglas Nemes. O feito ocorreu no dia 30 de julho, após a passagem de um ciclone extratropical, e foi surfado pelo campeão mundial Lucas Chumbo.

Conhecido como a “Nazaré Brasileira”, o local é famoso pela formação rochosa submarina que provoca ondulações gigantes e já detém, desde 2022, o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil. O recorde anterior, de 13,72 metros, pertencia ao surfista Thiago Jacaré. Outras marcas históricas no local incluem ondas de 13,42 metros e 13,26 metros.

A medição foi feita com o uso de inteligência artificial, que analisa fotografias e aplica cálculos matemáticos para determinar a altura exata entre a base e a crista da onda.

“O processo envolve análise de diversas imagens, tanto do surfista em pé quanto agachado, para reconstruir o perfil da onda. Em seguida, aplico equações específicas e calculo repetidas vezes para garantir um resultado cientificamente confiável”, explicou Nemes ao Jornal Nacional.

#Jaguaruna #LajeDaJagua #MaiorOndaDoBrasil #SurfGigante #RecordeNacional

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!