Quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Tubarão
26 °C
13 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
13 °C
GERAL

Livro A Wilma das Montanhas retrata a trajetória inspiradora da Irmã Léa

Obra escrita por Rosi Bittencourt será lançada no dia 30 de outubro e resgata a vida e missão de uma mulher que dedicou sua existência a Deus e ao próximo

Tubarão - SC, 21/10/2025 14h13 | Por: Redação | Fonte: JB GUEDES

Com uma longa história de voluntariado nas igrejas e, em especial, junto à saudosa Irmã Léa, com quem atuou na Pastoral da Criança e no Grupo das Costureiras Voluntárias, a escritora Rosi Bittencourt decidiu transformar anos de pesquisa e vivência em um trabalho literário sensível e detalhado. O resultado é o livro “A Wilma das Montanhas”, que será lançado no próximo dia 30 de outubro, às 20 horas, no Salão de Eventos da Paróquia de Oficinas, ao lado da Igreja São José, em Tubarão.

A obra apresenta uma história real, que percorre o período de 24 de julho de 1925 a 8 de fevereiro de 2012, destacando a vida de uma mulher “nascida para viver com e para Deus”. Segundo Rosi, o leitor é convidado a compreender o motivo que levou a protagonista a “largar tudo para seguir os passos de Jesus e dedicar sua vida e sua história por amor a Deus criador do Universo, colocando-se a caminho para ser missionária”.

Rosi recorda que cresceu ouvindo relatos de sua mãe sobre a Irmã Léa Griebler, da Congregação das Irmãs da Divina Providência, conhecida como uma parteira santa. “Minha mãe sempre comentava sobre o carinho e o cuidado que a religiosa tinha com as mães pobres”, lembra.

A autora destaca que o livro é mais que uma biografia: é memória, testemunho e vocação. Dividido em cinco partes, A Wilma das Montanhas resgata com profundidade a trajetória da Irmã Léa — também chamada de “Irmã dos Pobres” —, uma mulher que consagrou sua vida a Deus e ao próximo.

Com sensibilidade, Rosi Bittencourt apresenta uma narrativa permeada por depoimentos de pessoas que conviveram com a religiosa, além da autobiografia da própria Wilma, que atuou como parteira, missionária na África e fundadora da Pastoral da Criança e das Costureiras Voluntárias em Tubarão.

A autora, que também é parapsicóloga, faz uma reflexão sobre vocação e espiritualidade à luz da Parapsicologia Clínica. O livro ainda revela os frutos do trabalho social de Irmã Léa junto às Costureiras Voluntárias em cinco paróquias da Diocese de Tubarão, comprovando o impacto de sua missão na vida de inúmeras famílias da região.

Além de seu valor literário e espiritual, o projeto tem forte caráter social: 50% dos recursos obtidos com a venda do livro serão destinados às paróquias que mantêm grupos de costureiras voluntárias, fortalecendo as ações comunitárias e solidárias. A obra é ilustrada com um amplo acervo de fotos e documentos históricos.

Na apresentação do livro, a Irmã Rainilde Analia Schmitt, também da Congregação das Irmãs da Divina Providência, descreve A Wilma das Montanhas como “um presente para a Igreja, para as Irmãs da Divina Providência e para todos aqueles que creem no poder transformador do amor por meio do voluntariado e da fé”.

“Agradecemos de coração à autora Rosi Bittencourt por realizar com tanta dedicação o sonho de nossa saudosa Irmã Léa: o de deixar registrada sua história, sua fé e sua missão para as gerações futuras”, destacou.

#Tubarão #Livro #Cultura #Fé #Espiritualidade #RosiBittencourt #IrmãLéa #DivinaProvidência #Voluntariado #LançamentoDeLivro

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!