Na região Sul, Criciúma atingiu 0°C, sua menor temperatura do ano
Os termômetros não esconderam o tamanho do frio enfrentado pelos catarinenses na madrugada desta segunda-feira, dia 1° de julho. O recém-chegado inverno trouxe consigo temperaturas congelantes em todas as regiões do estado, sobretudo na Serra, onde fez -6.2°C em Urupema e -4.5°C em São Joaquim. Na região Sul, Criciúma atingiu 0°C, enquanto Tubarão enfrentou frio de 0.7°C.
As médias foram colhidas pelo monitoramento da Defesa Civil e fazem parte do relatório que apresenta dados das últimas 12 horas. A maioria das cidades que ocupam os lugares de destaque estão na Serra e no Oeste. Mas as regiões do Sul e Extremo Sul também apresentaram temperaturas próximas de zero. Criciúma, por exemplo, figura na 35ª posição entre as cidades mais frias da última madrugada e registrou sua temperatura mais baixa em 2024.
No relatório que leva em conta os municípios do Sul e Extremo Sul, os destaques são Jacinto Machado (1.7°C), Araranguá (2.3°C), Nova Veneza (2.8°C), Urussanga (3.1°C), Praia Grande (3.1°C), Meleiro (3.4°C), Gravatal (3.5°C) e Jaguaruna (3.8°C).
Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, as baixas temperaturas persistirão até a manhã de segunda-feira, dia 1º de julho. “Nos pontos mais altos dos planaltos, do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas continuarão próximas de 0°C ou negativas. No restante do estado, o próximo amanhecer deve registrar temperaturas entre 1°C e 6°C”, afirma a equipe de monitoramento da Defesa Civil.