A quarta-feira foi de frio intenso principalmente em cidades da Serra catarinense. As temperaturas devem seguir baixas no estado nesta quinta e sexta.
A onda de ar frio que passa pelo Sul do país trouxe neve para mais de dez cidades em Santa Catarina. Na Serra catarinense, turistas e moradores foram para as ruas brincar com os flocos que caíram no fim da tarde e durante a noite.
O registro do fenômeno até as 23 horas de quarta ocorreu em Curitibanos, Lages, São José do Cerrito, Bom Retiro, Urupema, São Joaquim, Urubici, Campos Novos, Palmeira, Painel, Rui Rufino, Celso Ramos e Fraiburgo.
O meteorologista Leandro Puchalski afirmou que a chance de neve é mais propícia no amanhecer desta quinta, nas regiões da Serra e Oeste catarinense. Durante a manhã de quinta, o ar deve ficar seco e, com isso, reduz a possibilidade.
Segundo a Defesa Civil, até sábado (31), a atuação de intensa massa de ar frio mantém as temperaturas baixas em Santa Catarina. Por conta do vento persistente e por vezes forte, a sensação deve ser de frio ainda mais intenso.
As mínimas previstas para este período variam de -9°C a -13°C nos Planaltos e Meio-Oeste, de -4°C a 0°C no Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, de -2°C a 4°C no Médio Vale do Itajaí e Litoral Sul e de 0°C a 5°C nas demais áreas litorâneas.
A turista de São Paulo Fernanda Oliveira está em São Joaquim e viu a neve no Centro da cidade. Mesmo assim, a expectativa por novos eventos continua. "Já tiveram duas ocorrências de flocos de neve, porém pequenos, por enquanto. Foi incrível. Vamos aguardar até nevar mesmo", afirma.
Ela e o marido, Matheus Lugato, estão viajando de carro em busca das temperaturas negativas. Nesta quarta-feira, eles partiram de Lages pela manhã com destino a Urupema. Durante o passeio, o casal colecionou registros gelados. "Saímos por volta de 5h, chegamos a Urupema por volta das 7h e o termômetro marcava - 8°C no Morro da Antena. Depois, fizemos um passeio por Urubici, Bom Jardim da Serra, Serra do Corvo Branco, Serra do Rio do Rastro e, no momento, estamos em São Joaquim. Chegamos por volta de 15h, o termômetro marcava -1°C. Nunca passei tanto frio", concluiu Fernanda.
Já Lucas Rocha mora em São Joaquim e aproveita da mesma forma o frio da Serra. A prima dele, Dayany Zabot, conseguiu registrar a queda de alguns flocos de neve em São Joaquim (Veja acima).
Durante a manhã de quarta, com as temperaturas ainda baixas, Lucas se divertiu com o gelo na calçada. "Estou treinando para as Olimpíadas de Inverno aqui de São Joaquim", brincou o morador.