Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e Metalúrgica SF realizam ação preventiva para mitigar impactos das chuvas
Nesta quarta-feira (21), equipes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, juntamente com a empresa Metalúrgica SF, de Jaguaruna, vencedora do processo licitatório, deram início a um importante trabalho de mapeamento e vistoria nas diversas galerias de escoamento pluvial ao longo do Rio Tubarão.
O objetivo principal é identificar os locais que necessitam de novas comportas, que desempenham um papel fundamental na regulação do fluxo de água pluvial por meio do sistema de drenagem dos bairros. Serão instaladas entre 30 e 35 novas peças, em uma operação que visa prevenir e mitigar os impactos causados por chuvas de maior volume, uma demanda antiga da cidade que finalmente está sendo atendida. Inicialmente, serão solicitadas de dez a 15 comportas novas, e as demais serão instaladas de acordo com a necessidade identificada.
O investimento total para esse trabalho é de R$ 346.594,91, provenientes de recursos próprios. Serão instaladas comportas do tipo flap, que são as mais adequadas para as galerias de escoamento existentes ao longo do rio. "Esse trabalho é de extrema importância no aspecto preventivo e há muito tempo estava pendente. Agora finalmente daremos continuidade", avaliou o gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil, Diego Goulart.
Com essa ação, busca-se garantir a segurança da população e reduzir os transtornos causados por enchentes e inundações durante períodos chuvosos. O mapeamento e a instalação das comportas representam um avanço significativo no sistema de drenagem da região, proporcionando uma maior capacidade de escoamento das águas pluviais.
#DefesaCivil #PrevençãoDeChuvas #EscoamentoPluvial #RioTubarão #SegurançaPública #MitigaçãoDeImpactos