Criança foi encontrada pelos bombeiros nos braços da mãe; delegado vê caso como tragédia
Uma fatalidade abalou São Francisco do Sul neste sábado (16), quando uma menina de apenas 7 anos perdeu a vida após um acidente doméstico. O trágico incidente ocorreu durante um passeio de fim de semana na praia do Ervino, no Norte catarinense. O delegado de Polícia Civil, Fábio Estuqui, detalhou os eventos que levaram à morte da criança.
Segundo relatos do delegado, a família havia alugado uma casa para desfrutar do feriado. Durante o banho, a menina, ao tentar ajustar a temperatura do chuveiro, subiu no vaso sanitário. "Infelizmente, ao tentar trocar a posição do relógio do chuveiro, ela perdeu o equilíbrio", explicou Estuqui.
O vaso sanitário tombou com o peso da criança, causando-lhe um ferimento na axila. Apesar dos esforços dos socorristas do Corpo de Bombeiros Militar, que prestaram os primeiros socorros e a transportaram para o Hospital Nossa Senhora da Graça, a menina não resistiu.
O médico legista que examinou a vítima confirmou que a causa da morte foi hemorragia, devido à perda excessiva de sangue. O delegado descreveu o ocorrido como uma verdadeira tragédia e expressou sua consternação diante do evento.
“Estou sem chão, só peço que Deus cuide do meu anjo lá de cima e que dê muita força para nós”. Foi assim que a mãe de Alana Emanuelly Franco comunicou a morte da filha em uma rede social.
Sempre sorridente nas fotos, a pequena era bastante apegada ao irmão mais novo, de apenas 2 anos. Ela gostava de mostrar para a mãe que podia ajudar a cuidar dele.
“Uma coisa horrível. As pessoas vêm para se divertir na praia e levam uma pessoa da família morta para casa. É triste”, disse um vizinho em entrevista à reportagem da NDTV | Record.
A tragédia aconteceu por volta das 20h de sábado (16). “O chuveiro estava na posição frio, a menina foi tomar banho e subiu no vaso sanitário para trocar a posição do relógio”, explicou o delegado Fábio Estuqui.
Segundo ele, ao que tudo indica, a criança se desequilibrou em cima do vaso, que tombou e quebrou. Ela caiu sobre os destroços e sofreu um corte embaixo da axila. “Foi uma tragédia mesmo o que aconteceu ali”, disse o delegado.
Quando os bombeiros militares chegaram, encontraram a menina em estado grave nos braços da mãe, na sala da casa.
“A nossa missão foi estancar o sangramento, que era o principal a ser feito, e como ela estava inconsciente e em parada cardiorrespiratória, começamos a fazer a ressuscitação cardiopulmonar”, detalhou o capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Ricard Dummel.
A criança foi socorrida e levada para o hospital. “Tentamos fazer o máximo possível, tentando reanimá-la a todo momento, estancar o sangramento. Entregamos no hospital com alguma expectativa de esperança para a família, mas infelizmente não foi o que aconteceu”, lamentou.
À Polícia Civil, o médico-legista informou que a causa da morte foi por hemorragia, devido à perda excessiva de sangue.
Em nota, a Prefeitura de Guaramirim lamentou o ocorrido. Alana era estudante da escola José Dequech. O velório acontece na capela Nossa Senhora Aparecida, na localidade de Corticeira.
#Tragédia #AcidenteDoméstico #SãoFranciscodoSul #Luto #SegurançaResidencial